Programa do governo Lula ampara trabalhadores da Coteminas em Campina Grande
Publicado em 15 de março de 2023![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2023/03/94789f18-9f51-4ced-87e3-600f63580370-1024x680.jpeg)
Aconteceu na última terça-feira (14) na Câmara Municipal de Campina Grande uma audiência pública para discutir a atual situação da empresa Coteminas, instalada na cidade e que vem passando por dificuldades financeiras, chegando ao ponto de suspender contratos de vários funcionários.
O representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, José do Nascimento Coelho participou do encontro e ao final disse ter ficado mais tranqüilo com as explicações dadas pelo sindicato da categoria trabalhadora da Cotemias, sobre o que vem sendo feito para resolver, ou pelo menos amenizar o problema.
Na oportunidade da audiência a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Campina Grande, Ana Paula Alves Rodrigues repassou informações aos presentes sobre a real situação e como os funcionários estão sendo atendidos pelo programa Bolsa Qualificação, do governo federal.
Coelho disse que esse programa está pagando 80% do salário de cada trabalhador e fornecendo uma cesta básica até que haja uma solução em definitivo para o caso. Os 20% restantes do pagamento são de responsabilidade da empresa. O sindicalista informou também que as Centrais Sindicais do Brasil iniciaram uma campanha pedindo ao governo Lula que reduza os juros para que as empresas possam contrair empréstimos, continuar funcionando e assim não demitir nenhum funcionário.
COTEMINAS
Por conta ainda da audiência a direção da Coteminas enviou carta aos participantes da audiência pública, com o seguinte teor:
“Senhor Presidente,
Tomamos conhecimento da realização de uma audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de discutir a situação econômica do país, que atinge a nossa unidade industrial situada na progressista cidade de Campina Grande.
De fato, a situação econômica tem se agravado em razão do atual patamar dos juros, que inviabilizam a produção. É urgente que se promova ações políticas e econômicas que estabeleçam taxas compatíveis com as atividades produtivas. Não buscamos juros subsidiados, e nem medidas individualizadas, mas a normalização do crédito no país.
Sempre cumprimos com zelo as nossas obrigações empresariais, trabalhistas, sociais, comunitárias, e informamos-lhe, que buscamos regularizar a atual situação e para isso estamos vendendo ativos do grupo que darão o suporte necessário para a devida normalidade da nossa atividade.
Entendemos que o maior patrimônio da empresa são os seus colaboradores, a quem manifestamos o nosso agradecimento pela sua compreensão, por meio da senhora Ana Paula Alves Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Campina Grande, que tem procurado soluções. Na oportunidade, manifestamos lhe o nosso apreço e consideração.
Cordialmente,
Josué Cristiano Gomes da Silva
Coteminas