Projeto que proíbe a reeleição de presidente e eleição antecipada na câmara é reprovado

Publicado em 11 de dezembro de 2020

Os vereadores de Campina Grande debateram e aprovaram um total de 34 projetos de lei e 29 requerimentos na sessão ordinária híbrida desta quinta-feira (10). O projeto de lei que proibia a reeleição de presidentes e a antecipação da eleição para a Mesa Diretora, encabeçado pela atual presidente Ivonete Ludgério (PSD), foi reprovado.
O projeto em questão, em forma de emenda à Lei Orgânica do Município, foi elaborado pela vereadora Ivonete Ludgério e contou com a assinatura de 15 vereadores que eram a favor da mudança. A matéria vedava a reeleição do presidente eleito e toda a Mesa Diretora, além da eleição antecipada, dentro da mesma legislatura. Ou seja, os integrantes da Mesa Diretora eleitos para um biênio não poderiam concorrer nas eleições do biênio seguinte.
Para ser aprovado o projeto necessitava de 14 votos favoráveis. Alguns vereadores se ausentaram da sessão no momento da votação e outros se abstiveram, impedindo assim a aprovação do projeto e mantendo o direito de reeleição e até antecipação de eleição da Mesa. Foram 12 votos à favor e 06 abstenções.
Votaram à favor ao projeto e pelo fim da reeleição os vereadores Aldo Cabral (PSD), Anderson Maia (PSB), Bruno Faustino (PTB), Galego do Leite (Podemos), Janduy Ferreira (PSD), Joia Germano (PSDB), Lucas Riberio (PP), Luciano Breno (PP), Olimpio Oliveira (PSL), Rodrigo Ramos (PSD), Renan Maracajá (Republicanos) e Rui da Ceasa (Pros). A autora do projeto, Ivonete Ludgério, por estar presidindo a sessão, fica impedida de votar.
Se abstiveram na votação os vereadores Alexandre do Sindicato (PSD), Márcio Melo (PSD), Marinaldo Cardoso (Republicanos), Sargento Neto (PSD), Saulo Germano (PSC) e Saulo Noronha (SD). Os vereadores João Dantas (PSD) e Teles Albuquerque (PSD) se ausentaram da sessão antes da votação. Os demais não listados estão de atestado médico, como Pimentel Filho (PSD) e Josimar Henrique (Republicanos).
“Infelizmente nosso projeto não obteve os 14 votos necessários para sua aprovação. Tínhamos quórum suficiente, mas infelizmente alguns colegas se ausentaram da sessão e outros preferiram se abster na votação, permitindo assim que continue a prática de reeleição da Mesa Diretora na Câmara de Campina Grande e a eleição antecipada”, lamentou a presidente Ivonete Ludgério, lembrando que essa mudança é um anseio da sociedade e uma exigência constitucional.

Divisão de Imprensa e Relações Públicas
Câmara Municipal de Campina Grande
Dirp/CMCG

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial