Projetos de alunos do SESI PB foram selecionados para participar da OC 2018

Publicado em 26 de maio de 2018

Alunos das Escolas do SESI Dionízio Marques Almeida, na cidade de Patos, e José de Paiva Gadelha, do município de Sousa apresentarão Projetos desenvolvidos para o Programa SESI FEBRACE de Ciências e Engenharia – 2018, durante a Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento que acontecerá no próximo dia 07 de julho, em Brasília.
Os trabalhos foram selecionados entre 10 Projetos que estavam sendo desenvolvidos, e passaram por uma avaliação realizada por uma Comissão formada por representantes da área de Educação do SESI e do SENAI da Paraíba.
O Projeto Médici: Um Aplicativo Associado a Qualidade de Vida, foi desenvolvido pelos alunos Fátima Vitória Dantas Borges, Jefferson Arcanjo Moreira Araújo e Maria Eduarda Ribeiro Alves do SESI de Patos, sob a supervisão da professora, Erica Cristina Pires. O aplicativo apresenta um pré-diagnóstico de doenças e ao mesmo tempo, faz indicações de médicos especializados em determinadas áreas da saúde de acordo com o provável diagnóstico.
A proposta é auxiliar os usuários do aplicativo em relação ao diagnóstico de doenças, ajudando de forma rápida e precisa, a localização de médicos ou hospitais que atuem na área de atendimento necessária.
Já o Projeto “Aplicabilidades da Piezoeletricidade: Criação de dispositivo que aproveita Energia Mecânica do Cotidiano Transformando em Energia Elétrica”, desenvolvido pelos alunos Caio Victor, João Vitor Dantas e Gustavo Henrique, da Escola José de Paiva Gadelha, sob a orientação do professor Emídio Marques, foi criado pensando em uma forma de poder recarregar dispositivos como smartphones, tablets, câmeras, entre outros utilizando a energia mecânica, oriunda das propriedades dos cristais de Piezo. A alimentação dos dispositivos acontece através de uma porta USB em qualquer lugar sem a necessidade de uma tomada enquanto o usuário pode aliviar o estresse diário através da pressão sobre o dispositivo (Hand charger) que causará conforto e sensação de alivio.
O Programa SESI de Ciências e Engenharia tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades do século XXI essenciais para ingresso em cursos superiores e atuação produtiva em diversas áreas da indústria.
Através do programa será implantada a metodologia científica e de engenharia, em escolas que oferecem o EBEP para alunos do 8º ano ao Ensino Médio, de 22 departamentos regionais do SESI distribuídas pelo Brasil. A proposta é incentivar a cultura da inovação e do empreendedorismo nos alunos, e a aprendizagem de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) por meio do desenvolvimento de projetos científicos e de engenharia.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101- 9776.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial