Projetos Lean Day do Senai PB recebem premiação nacional

Publicado em 25 de novembro de 2020

A atuação do SENAI da Paraíba no desenvolvimento de ações e projetos inovadores com foco na implementação de uma cultura focada na eliminação de desperdícios nas salas de aula e laboratórios da instituição tem gerado resultados positivos e reconhecimento nacional.
Cinco projetos desenvolvidos pelo departamento regional da Paraíba com o apoio e orientação da Unidade de Educação Profissional – UNIEP do SENAI foram premiados na última quarta-feira, 18/11, no Lean Day, um evento nacional dedicado à discussão e reflexão sobre a temática Lean.
O SENAI conquistou três ouros e 02 pratas, no Prêmio Top Lean. Foram premiados os projetos das Escolas do SENAI de João Pessoa, Bayeux e Campina Grande.
O LabometalLean do SENAI Distrito Industrial de João Pessoa, conquistou ouro. A proposta é diminuir os desperdícios encontrados no laboratório de Metalmecânica como a movimentação desnecessária do aluno realizando as práticas do curso de Fresagem, tendo como consequência o ganho de tempo para outras práticas, e, redução dos custos de material e energia elétrica. O trabalho foi proposto pela equipe formada pelos seguintes colaboradores da unidade do SENAI: Daniel Karlos da Costa Mendes, Jailson Paz, Martim Farias e Kezia Soares.
O projeto Digital Lean: Otimizando processos para plataformas digitais do SENAI de Bayeux, também conquistou ouro. O objetivo é promover melhoria nos processos para garantir a oferta de cursos online e o atendimento do segmento da construção civil. O projeto foi desenvolvido pela seguinte equipe de instrutores e colaboradores da unidade: Nadja Marques de Fontes, Paulina Rodrigues, Marinalda Adjuto, Marinalva Lima e Adriano de Santana.
Outro projeto que ganhou ouro no Lean Day foi o Lean Tech desenvolvido pelo Centro de Inovação e Tecnologia Industrial – CITI, do SENAI, em Campina Grande. O objetivo é promover ações de captação de receita, através da oferta de cursos EAD/Online para as unidades envolvidas, utilizando plataformas digitais e ferramentas de negócios. A equipe responsável por ele foi Klércio Lima, Gustavo Andrade, Robert Travassos, Kelly Gomes Costa e Maria Sousa Silva Nascimento.
Entre os projetos que ganharam Prata, no Lean Day, está o Metal Lean, desenvolvido pela equipe do SENAI Professor Stenio Lopes, de Campina Grande. A iniciativa busca reduzir desperdícios presentes no laboratório de Usinagem Convencional e otimização do tempo de trabalho dos alunos do curso Técnico em Mecânica. O projeto foi desenvolvido pela equipe: Joselito Herculano, Caio César Gomes Morais, Lívia Albuquerque, Tiago sabino e Claudia Almeida.
O Lean Auto também desenvolvido pelo CITI, ganhou prata. A proposta é desenvolver uma aplicação da metodologia Lean no Laboratório de Mecânica Automotiva da Unidade CITI, com o propósito de redução de desperdícios no contexto educacional. O projeto foi desenvolvido pela equipe: Leonel França, Welton de França Magalhães, José Arlan Gonçalves de Souza Silva, João Cicero de Melo Filho, Maria Gabriela Barbosa Pereira e Agnys Jony Gomes Fernandes.
“Quando o SENAI Paraíba implementa o Lean Educacional está visando a redução e eliminação de desperdícios, no âmbito dos nossos laboratórios, no âmbito educacional. E com certeza isso eleva a qualidade do ensino que o SENAI realiza, otimiza os nossos recursos, e estimula os nossos alunos a incorporarem essa metodologia de aprendizado em suas rotinas. Com isso, ele chegará ao mercado de trabalho com a Cultural Lean, que é um diferencial, que otimiza recursos e que proporciona crescimento, e que é um dos primeiros passos para a Indústria 4.0. E todas essas premiações demonstram que estamos, atentos e alinhados as metodologias enxutas. E continuaremos implementando essa metodologia de trabalho, estaremos ampliando e deixando como ponto fundamental, indispensável nos nossos objetivos, para que a gente possa continuar promovendo uma educação de qualidade que possa estar alinhada ao setor produtivo”, enfatizou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI PB.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial