Quase 500 mil vagas temporárias serão abertas no Brasil até dezembro. Aumento é de 5% em relação ao ano passado

Publicado em 29 de outubro de 2023

A expectativa no Brasil é que o último trimestre do ano registre um aumento de 5% nas contratações temporárias em comparação ao mesmo período do ano passado: 470 mil vagas devem ser criadas até o fim de 2023, contra pouco mais de 450 mil em 2022.
De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a indústria deve responder pela maioria das contratações (55%), seguida pelo setor de serviços (30%) e pelo comércio. (15%)
O trabalho temporário é previsto em lei para atender demandas passageiras do contratante. E depende de muitas variáveis internas e externas.
“Para que as vagas temporárias aconteçam no quarto trimestre, nós precisamos de uma estabilidade maior do dólar para que as indústrias tenham maior ousadia na produção. E também estamos na expectativa que aumentem as importações da China. Quando a China importa commodities do Brasil, ela movimenta todo o setor do agronegócio, que movimenta os demais setores”, argumentou Marcos de Abreu, presidente da Asserttem.
A Associação também acredita que o momento pode ser favorável para transformar a vaga provisória em definitiva. O mercado de trabalho brasileiro, na avaliação dos especialistas, ainda precisa de mão de obra qualificada. E quando um funcionário qualificado aparece, a chance de efetivação aumenta.
“Eu acho que as pessoas que estão procurando emprego devem se preparar, fazer cursos”, disse Salvador Ohana, presidente em exercício do Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte.

G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial