Queda na produção industrial em novembro foi menor que no mesmo mês de anos anteriores
Publicado em 30 de dezembro de 2016A produção industrial teve uma queda menos intensa em novembro. O índice de produção foi de 45,8 pontos, em outubro, para 47 pontos no mês passado. O indicador também foi mais elevado do que os de novembro de 2015 e 2014, o que sinaliza recuo na produção menor do que no mesmo mês dos anos anteriores.
As informações são da Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (16). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Quando estão abaixo de 50 indicam queda na produção.
O fraco desempenho do setor se reflete também na uso da capacidade instalada usual para o mês, cujo indicador atingiu 38,2 pontos em novembro. Apesar da alta de 1,4 ponto frente a outubro, o índice continua bem abaixo dos 50 pontos, o que significa que a atividade industrial está muito inferior à de novembro de anos anteriores. Além disso, a indústria operou, em média, com 66% da capacidade instalada no mês passado, o mesmo percentual de novembro de 2015, mas menor do que a de anos anteriores.
Já os estoques, que tiveram queda em novembro, permanecem ajustados. O indicador de nível de estoque efetivo-planejado ficou próximo da linha dos 50 pontos, em 49,2 pontos em novembro. O índice de evolução dos estoques ficou em 48,3 pontos no mês passado. Valores abaixo dos 50 pontos indicam retração nos estoques ou estoques abaixo do planejado para o mês.
O emprego na indústria também continua em queda. O indicador de número de empregados permaneceu estável, na comparação com outubro, em 45,8 pontos. Como está abaixo da linha dos 50 pontos, sinaliza queda no emprego. Em relação a novembro de 2015, o índice cresceu 3,8 pontos, o que indica queda no ritmo de perda de empregos.
PESSIMISMO – O cenário recessivo mantém os empresários pessimistas em dezembro para os próximos meses, com praticamente todos os indicadores abaixo dos 50 pontos. O índice de expectativa sobre a demanda registrou 49,1 pontos, o de compras de matéria-prima assinalou 47,2 pontos e o de número de empregados foi de 45,5 pontos. Somente o índice de exportações, que registrou 49,9 pontos, próximo da linha dos 50 pontos, sinaliza perspectiva de manutenção da quantidade exportada nos próximos meses.
Apesar da alta de 0,7 ponto frente a outubro, o índice de intenção de investimentos permanece abaixo dos 50 pontos, em 44,6 pontos em dezembro. Isso significa que os empresários continuam desestimulados a investir. “Embora ainda esteja abaixo da média de 50 pontos e de sua média histórica, o índice não apresenta variação negativa há oito meses consecutivos e acumula crescimento de 5,6 pontos no período”, destaca a pesquisa.
A Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 12 de dezembro com 2.399 empresas. Dessas, 997 são pequenas, 855 são médias e 547 são de grande porte.