Quem era Brent Renaud, jornalista americano morto na Ucrânia

Publicado em 14 de março de 2022

O cineasta e jornalista Brent Renaud, 50 anos, foi morto na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, na Ucrânia neste domingo (13). Ao lado do irmão Craig Renaud, o americano produziu documentários para veículos como HBO, Vice News, NBC e The New York Times.
Renaud cobriu as guerras no Iraque e no Afeganistão, esteve no Haiti depois do terremoto de 2010 no país e acompanhou a violência dos cartéis no México e a crise de refugiados na América Central, de acordo com informações do site de sua produtora.
Em 2014, os irmãos Renaud venceram o prêmio Peabody de melhor documentário por Last Chance High, produzido para o site Vice News.
O filme retrata a história de estudantes com desordens emocionais severas que foram expulsos de escolas públicas nos Estados Unidos.

Baleado por soldados russos, segundo polícia
O americano foi baleado por soldados russos, de acordo informações da polícia de Kiev. O chefe da polícia da informou à agência Reuters que o jornalista tinha um crachá do jornal americano New York Times.
Em nota, o New York Times manifestou “tristeza profunda” pela morte do “talentoso cineasta” que trabalhou no jornal até 2015, mas afirmou que Renaud não foi enviado para a guerra na Ucrânia pela publicação americana.
O New York Times confirmou que o crachá que o jornalista carregava é do jornal, porém disse que a identificação foi dada a ele para uma cobertura internacional feita no passado.
“Estou profundamente triste ao saber da morte de um jornalista americano na Ucrânia, Brent Renaud. Brent era um talentoso fotógrafo e cineasta”, afirmou o editor-chefe do jornal, Cliff Levy, em post publicado na rede social neste domingo (13).
A curadora da Fundação Nieman Ann Marie Lipinski lamentou a morte de Renaud em seu Twitter. Na mensagem, a curadora afirmou que o jornalista “era talentoso e gentil” e destacou a “humanidade” do trabalho do cineasta. Renaud foi bolsista da Fundação Nieman para Jornalismo na Universidade de Harvard de 2018 a 2019.
Foto: AFP/Mike Coppola
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial