Realidade virtual é a bola da vez

Publicado em 11 de setembro de 2016

jona

Imagem: Produto Oculus RIFT/Fonte: Oculus VR
Realidade Virtual. A algum tempo, era apenas sonho. Hoje, é a mais pura realidade. E em breve já poderemos ver o uso massivo dessa tecnologia tão inovadora e intrigante. Mas a pergunta que muitos ainda fazem é a seguinte: é realmente segura?
O que posso dizer é que ainda não existe resposta para isso.
Talvez os adultos possuam um filtro interno, para ter a noção que aquele mundo visto ao colocar os imensos óculos não é real. Mas e quanto as crianças? Acredito que o uso não seja recomendado por um simples motivo: se elas ainda não possuem a capacidade de entender completamente tudo que acontece ao seu redor, imaginem a dificuldade que terão em reconhecer que um mundo produzido virtualmente não é real.
A comprovação que já podemos observar é que a ferramenta possui um futuro promissor como ferramenta pedagógica. Ir a outros lugares sem sair do lugar vai ser extremamente comum e corriqueiro tanto para estudos como também para lazer. Ver de perto os prédios em Nova York, andar pela muralha da China, apreciar a paisagem carioca vista próxima do Cristo Redentor… em segundos podemos ir de um ponto a outro do mundo. Nada que tire a riqueza de ter a experiência em loco. Mas já pode ser um aperitivo.

jona2
Talvez o acesso demore a chegar em todas as classes sociais, mas o reflexo já pode ser sentido em pequenos exemplos. Em 2015, o Palmeiras criou seu próprio óculos de realidade virtual, que permite ao usuário ficar vendo lances das partidas disputadas pela equipe bem ao lado do gramado, ouvindo a torcida e tudo que acontece no novo estádio. Os primeiros a desfrutarem da novidade foram jovens palmeirenses da AACD em São Paulo.

Fonte: globoplay.globo.com
Precisamos aguardar os próximos capítulos. Mas no futuro, quem sabe se ficar falando do uso da RV não será tão comum quanto falar do uso de Smartphones?
Jonatan de Sousa Rodrigues

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial