“Recicla São João” ganha destaque no mês junino por desenvolver ações sustentáveis

Publicado em 26 de junho de 2016

lixoCGOs festejos d’O Maior São João do Mundo ganham destaque, principalmente, por suas atrações musicais e eventos paralelos. Entretanto, ações de caráter sustentável, desenvolvidas dentro do Parque do Povo, têm recebido elogios e chamado a atenção de campinenses e turistas que participam dos festejos. Entre essas ações está o projeto “Recicla São João”, desenvolvido pela gestão do prefeito Romero Rodrigues, sob a coordenação das secretarias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) e Desenvolvimento Econômico (Sede).

O Recicla São João, que será mantido até o último dia do Maior São João do Mundo (03 de julho) é realizado por 44 catadores integrantes de cooperativas de materiais recicláveis que são parceiras da Prefeitura Municipal nesse projeto: Catamais, Cotramare e Catacampina, além das associações Arensa e Cavi. O Projeto consiste em manter a limpeza das ruas do Parque do Povo, por meio da coleta segura dos materiais recicláveis, descartados pelos barraqueiros e donos de quiosques.

As ações pretendem assegurar a redução dos impactos, provocados pelos resíduos sólidos descartados, e promover a geração de ocupação e renda para os catadores das associações e cooperativas do município. Para fazer esse trabalho catadores receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S), doados pelo Ministério Público do Trabalho, além de terem direito a alimentação e transporte. Eles também receberão um auxílio financeiro (R$ 450,00 por catador), como incentivo ao trabalho realizado.

O projeto mantém uma unidade fixa e um caminhão da Sesuma, ambos instalados no Parque do Povo, em frente à Pirâmide, que permanecerá durante os 31 dias da festa. Outro auxílio foi a instalação de 160 lixeiras e 80 tonéis em toda a área da festa para manter o espaço limpo e facilitar a coleta dos resíduos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cassiano Pascoal, disse que o Recicla São João tem o intuito de integrar os catadores à festa, tornando-a um evento de caráter sustentável. Já a catadora Maria do Socorro Barbosa disse ser maravilhoso o trabalho do Recicla São João. “A Prefeitura disponibilizou tudo, desde o transporte à alimentação, em 15 dias tiramos mil toneladas de materiais recicláveis, conseguimos fazer uma renda extra nesse período” disse a catadora.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial