Reino Unido detecta primeiros casos da variante Ômicron

Publicado em 28 de novembro de 2021

O Reino Unido confirmou na tarde deste sábado (27) os dois primeiros casos de pacientes com Covid-19 que foram infectados pela nova variante do coronavírus, chamada de Ômicron.
Em nota, o governo afirma que os pacientes retornaram de viagem ao sul do continente africano, onde a variante foi inicialmente detectada.
“Os indivíduos com teste positivo, e todos os membros de suas famílias, estão sendo testados novamente e informados para se isolarem enquanto outros testes e rastreamento de contato estão em andamento. Um caso foi localizado em Chelmsford e o outro em Nottingham”, diz nota divulgada à imprensa.
A UKHSA (Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido) está testando pessoas nas regiões onde os casos positivos foram detectados.
“Casos e contatos confirmados estão sendo acompanhados e solicitados a isolar e fazer o teste conforme necessário”, acrescenta a nota.
O secretário de Saúde e Assistência Social, Sajid Javid, ressaltou que o Reino Unido está fechando as fronteiras para viajantes de quatro países do sul da África a partir deste domingo (28).
“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger a população do Reino Unido contra esta ameaça emergente e é por isso que estamos testando a capacidade das comunidades afetadas e introduzindo restrições de viagem em mais quatro países: Malawi, Moçambique, Zâmbia e Angola. Não hesitaremos em tomar outras medidas, se necessário.”
Já estão na lista vermelha britânica África do Sul, Botsuana, Lesosto, Essuatíni, Zimbábue e Namíbia.

Ômicron
Autoridades sanitárias da África do Sul notificaram na quarta-feira (24) a OMS sobre a nova cepa, que é potencialmente mais contagiosa e com múltiplas mutações.
“A situação epidemiológica na África do Sul foi caracterizada por três picos distintos nos casos notificados, o último dos quais foi predominantemente a variante Delta. Nas últimas semanas, as infecções aumentaram abruptamente, coincidindo com a detecção da variante B.1.1.529. A primeira infecção B.1.1.529 confirmada conhecida foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021”, diz a OMS em comunicado na sexta-feira (26).
Com dificuldades em aumentar a cobertura vacinal e um significativo aumento da casos de Covid-19 nas últimas semanas, a União Europeia já considera a entrada da variante Ômicron no continente como um episódio de “muito alto risco”.
A Bélgica já detectou um caso da cepa, assim com outros países ao redor do mundo, incluindo Israel, Botsuana e a região administrativa chinesa de Hong Kong.
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial