Remédio sem registro: o Estado é obrigado a fornecer?

Publicado em 29 de janeiro de 2020

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar um provimento  apresentado por uma mulher contra o Estado de Minas Gerais questionado um acórdão que dizia que o Estado não era obrigado a fornecer remédios sem registro pela Anvisa.

A alegação dela era a de que a falta do medicamento causaria danos graves e irreparáveis a sua saúde. Além disso, a falta de registro e comercialização não podia ser confundida com a vedação da importação.

Em maio de 2019 o julgamento foi concluído e o STF decidiu que, de fato, o Estado não deve ser obrigado a fornecer remédios sem registro, salvo algumas exceções.

Desse modo, uma eventual decisão judicial não pode obrigar o Estado a fornecer medicamentos experimentais ou que ainda não tenham sido registrados pela Anvisa, uma vez que o registro é uma maneira do próprio Estado contribuir para a garantia do direito à vida e à saúde.

Portanto, a decisão assinala:

  • O Estado não pode ser obrigado a fornecer medicamento experimental;
  • A falta de registro pela Anvisa desobriga o Estado a fornecer o medicamento por decisão judicial, como regra geral;
  • É possível, em alguns casos, a concessão do medicamento sem registro quando, por atraso da Anvisa na apreciação do pedido de registro (caso em que a apreciação for superior ao tempo estabelecido na lei 13.411/2016, quando seguidos três requisitos:
  1. existência de pedido de registro no Brasil (exceto em caso de doenças raras e ultra raras);
  2. existência de registro do medicamento em agências reguladoras no exterior;
  3. inexistência de substituto terapêutico com registro no Brasil.

Portanto, salvo algumas exceções, por regra, não é  mais possível obrigar o Estado a fornecer remédios sem registro ou em fase experimental. Lembrando, inclusive, que a venda de medicamentos sem registro é crime, podendo levar até 15 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

 

CLIC AQUI e saiba mais

Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial