Rota Cultural Caminhos do Frio chega a 10ª edição com participação de sete cidades do brejo paraibano

Publicado em 11 de julho de 2015

areiaA 10ª edição do Festival Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda-feira (13) na região do Brejo paraibano. A solenidade de abertura acontece às 19h, no Teatro Minerva, na cidade de Areia (a 95 km da Capital). O evento vai ser realizado alternadamente até 31 de agosto em sete cidades: Areia, Pilões, Solânea, Serraria, Bananeiras, Alagoa Nova, e Alagoa Grande. Todas situadas em uma região serrana onde os termômetros nos meses de inverno chegam a marcar 12 graus.
As cidades envolvidas no projeto cultural vão receber dezenas de apresentações culturais das mais diversas linguagens da arte, como oficinas de música, teatro, dança, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, fotografia, exposições, festival gastronômico e trilhas ecológicas e esportivas. Estão confirmados shows de artistas como Jorge Vercillo, Renata Arruda, Os Gonzagas, 3 do Nordeste, Paulo Márcio, Jackson Envenenado e Tinho & Banda.
O secretário de Turismo de Areia, Adriano Nunes, explicou que cada município vai sediar o Caminhos do Frio por uma semana. A cidade de Areia faz parte do Patrimônio Histórico Nacional e vai dar o ponta pé inicial ao projeto, no período de 13 a 19 de julho. O encerramento está programado para ocorrer em Alagoa Grande (terra de Jackson do Pandeiro) entre os dias 24 a 31 de agosto.
O presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergeston Silvestre, garantiu que está sendo preparada uma verdadeira festa da cultura e arte para o roteiro Caminhos do Frio. “Estamos com muitas novidades, como o nosso site www.brejoparaibano.com e o aplicativo Caminhos do Friopara o sistema Android. Silvestre explica que através do aplicativo as pessoas poderão baixar gratuitamente no Play Store e conferir todas as informações e serviços, como a programação do evento, pontos turísticos, onde comer e dormir e muitas outras novidades durante o período do projeto cultural.
O Festival é realizado pelo Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano com apoio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Sebrae, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e prefeituras dos municípios participantes do evento.
Rede de Turismo de Experiência – Segundo a gestora de Turismo do Sebrae, Regina Amorim, o festival contribui para a criação da Rede de Turismo de Experiência da Paraíba. A executiva destacou que, para os empresários envolvidos com os Caminhos do Frio, as mudanças acontecem quando as lideranças têm propósitos e acreditam que podem fazer uma nova história na luta pelo interesse coletivo.
Regina Amorim informa que são mais de 70 empresários envolvidos com o festival, além de mais de 30 grupos culturais comprometidos em apresentar a todos os turistas, visitantes e a população do Brejo o que há de melhor para encantar.
“Essa rede empresarial é o caminho para vencer os obstáculos e para a criação de um projeto político de longo prazo, para o turismo regional”, destacou Regina Amorim, ao acrescentar que o fortalecimento da rede empresarial vai gerar um protagonismo regional sustentável através de projetos plausíveis e transformadores.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial