Salão de Artesanato da Paraíba é sucesso de público e vendas

Publicado em 23 de janeiro de 2016

sucessoArteA média de público é de 8 mil visitantes por dia, mais de 19 mil peças vendidas e encomendadas e quase meio milhão de reais em vendas na 23ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, que segue até o fim do mês no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, das 14 às 21h.
“Estamos impressionados com esses números. Pelo visto, vamos superar a última edição ocorrida em João Pessoa, e que durou 30 dias. Tudo está funcionando perfeitamente, nossos transportes disponibilizados estão lotados e os turistas estão vindo espontaneamente também, dada à boa localização”, comentou Lu Maia, gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP).
Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), também comemorou o sucesso do evento, que estimula turismo: “O Salão de Artesanato é muito importante, pois se constitui num atrativo a mais para os turistas na alta temporada de verão. Muitos vão ao Salão, compram peças e ainda divulgam e enaltecem a beleza e a qualidade do nosso artesanato. Não resta dúvida que o artesanato, assim como a gastronomia, é um importante atrativo turístico, e uma marca de nosso povo”, afirmou.
A disponibilização de transporte gratuito aos turistas da orla em direção ao Salão foi uma ideia do Programa de Artesanato Paraibano, que contou com a ajuda da PBTur para a mobilização de hotéis e pousadas.
O Programa oferece uma van e um micro-ônibus que percorrem um itinerário dos principais hotéis e pontos turísticos da orla de João Pessoa, com intervalos de uma hora. “O transporte está sendo bem importante, visto que o Salão esste ano não acontece na orla. Fizemos o roteiro de transporte junto com o Sindicado dos Guias de Turismo, que tem muito conhecimento das rotas e horários. Fizemos uma forte campanha junto aos hoteleiros e eles estão estimulando seus hóspedes a utilizar esse transporte. A resposta tem sido muito boa”, comentou Ruth Avelino.
Os números do Salão de Artesanato equivalem ao faturamento até a última terça-feira (19). No total, as vendas somaram mais de R$ 435 mil. Entre as tipologias mais comercializadas até a data, estão, respectivamente: fios (a exemplo da renda renascença), habilidades manuais, madeira, algodão colorido, gastronomia e couro.
Fim de semana – A partir desta sexta-feira (22), a programação cultural terá atrações para todas as idades, começando com o grupo de teatro de bonecos Boca de Cena, às 17h. Em seguida se apresentam os emboladores Franklin e Nazário, às 19h.
Nos sábado e domingo acontecem mais um “Janeiro Arretado”, projeto criado em parceria com o grupo de teatro paraibano Pastoril Profano. A atração voltada ao público infantil começa às 17h. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na Praça da Alimentação para as primeiras 200 crianças, com entrega a partir das 14h, nos dois dias.
No sábado, às 19h, as atrações musicais são as repentistas Minervina e Soledade. No domingo, a atração é Polyana Resende, cantando MPB, às 19h.
O Salão do Artesanato da Paraíba conta com o apoio de empresas e instituições como Sebrae, Governo Federal, Águas Indaiá, Café Santa Clara, Natural Cotton Color, Funesc, PBtur, Arretado Produções, IFPB, Redes Santa Luzia, e Embrapa.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial