SAMU de Campina implanta novo sistema de comunicação digital

Publicado em 3 de junho de 2021

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campina Grande (SAMU 192) está realizando uma modificação no sistema de comunicação interna que vai otimizar o fluxo de informações e melhorar o atendimento do serviço. A central de comunicações está migrando para o sistema digital, que tem cobertura em 98% do território paraibano.
Com a mudança, a central tem contato direto com os condutores em qualquer lugar da Paraíba, mesmo onde não exista sinal de internet ou de telefonia celular, já que o novo modelo utiliza a tecnologia via satélite. “Isso vai melhorar bastante porque muitas vezes tem locais onde ficamos incomunicáveis. Com os rádios digitais, esse problema será sanado”, disse o Coordenador do SAMU Regional, Ismael Kim.
Além disso, serão instalados receptores nas unidades hospitalares, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para facilitar a comunicação e a regulação de vaga para os pacientes socorridos pelo SAMU. “Antes fazíamos contato por telefone. Esse novo sistema vai agilizar a interação em busca de vaga de leito nas unidades para o paciente”, explicou.
Outra vantagem é que o sistema é o mesmo utilizado por órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros. “Vamos criar canais de frequências diferenciados para nos comunicar com estes órgãos, quando necessário para solicitar apoio nas ocorrências”, comentou Kim.
O sistema anterior era analógico e ficava vulnerável a fatores como o tempo, a localidade e ruídos. Os rádios disponibilizados nas ambulâncias também são rastreáveis, o que favorece que a equipe possa localizar as unidades em caso necessário.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial