Secretário de Estado dos EUA diz que “única maneira de garantir” segurança de Israel é criar o Estado palestino

Publicado em 3 de novembro de 2023

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou, nesta sexta-feira (3), em Tel Aviv, que “a única forma de garantir” a segurança de Israel é a criação de um Estado palestino.
“A única forma de garantir uma segurança duradoura” para Israel é que os palestinos “tornem realidade suas aspirações legítimas a um Estado próprio”, declarou Blinken em entrevista coletiva. Ele acrescentou que, “o melhor caminho, talvez o único, é o de dois Estados para dois povos”.
O chefe da diplomacia americana afirmou também que discutiu com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, sobre possíveis “pausas humanitárias” na guerra em Gaza para proteger os civis palestinos e distribuir ajuda.
“Acreditamos que todos esses esforços seriam facilitados com pausas humanitárias”, disse Blinken, e destacou que Israel “nunca estará sozinho”.
Segundo Blinken, Israel tem o “direito” e a “obrigação” de “se defender” para garantir que o ataque do Hamas de 7 de outubro “nunca mais aconteça”.
O secretário de Estado se reuniu com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e também com o presidente israelense, Isaac Herzog.
Blinken chegou a Israel em um momento em que há receios de uma escalada regional do conflito entre Israel e o Hamas, que começou depois que o movimento palestino lançou um ataque ao território israelense que deixou mais de 1.400 mortos, segundo as autoridades israelenses.
Em resposta, Israel lançou uma ofensiva contra a Faixa de Gaza que deixou pelo menos 9.200 mortos, segundo o movimento islamita que governa este território palestino.
Antes de chegar a Israel, Blinken instou Israel a proteger os civis em meio ao conflito.
“Vamos falar sobre medidas concretas que podem e devem ser tomadas para minimizar os danos aos homens, mulheres e crianças de Gaza”, declarou Blinken, antes de deixar Washington.

Foto: GIL COHEN-MAGEN / AFP
Correio do Povo

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial