Seduc dá continuidade à parceria com Feira Literária de Campina Grande

Publicado em 16 de março de 2021

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) dá continuidade à parceria com a Feira Literária de Campina Grande (FLIC). O projeto, criado por quatro educadores, realiza uma série de ações ao longo de todo o ano com incentivo às práticas literárias. Este ano a primeira ação foi iniciada nesta semana, através do Repórter Literário, uma atividade que envolve a FLIC, a rede municipal de Educação e alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
De acordo com a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, a parceria fortalece a cultura do estudante leitor e desenvolve autonomia para criatividade e imaginação. “A parceria da Secretaria Municipal de Educação com a FLIC existe desde 2018. Ao longo desses anos, foram realizados vários projetos e eventos literários, envolvendo estudantes, professores, gestores escolares e a equipe da Brinquedoteca Municipal. O hábito da leitura deve ser estimulado desde cedo, para que se torne parte do cotidiano da criança. Quando realizada por prazer, desenvolve a imaginação, a escuta e a linguagem. A FLIC vem realizando atividades que valorizam a leitura e, o mais importante, colocando os estudantes como protagonistas da aprendizagem”, explica.
Ela ressalta ainda que o projeto tem um impacto significativo no processo de aprendizagem dos estudantes da rede municipal. “Ressaltamos a importância dessa parceria, já que as diversas ações realizadas pela FLIC, como as palestras, oficinas, rodas de conversa e de leitura, apresentações artísticas e culturais, entrevista com autores, dentre outras atividades lúdicas, têm sido de grande relevância para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, do pensamento crítico e, sobretudo, do hábito de leitura. É, indiscutivelmente, uma ferramenta de grande valor no processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Repórter Literário
Cerca de 20 alunos das escolas municipais da rede participam do Repórter Literário. O resultado, dessas atividades, será prestigiado durante a IV edição da Feira, como explica a coordenadora da FLIC, Iasmin Mendes.
“Iniciamos as atividades da FLIC com oficinas de Fotografia. Através da Seduc (professores e gestores parceiros) formamos um grupo com 20 alunos para participarem do projeto. Nossa primeira ação do projeto ‘Repórter Literário’ foi uma oficina de fotografia realizada na terça-feira. A partir dessa oficina, os alunos que estão em um grupo de whatsapp com a gente, produzirão fotos que vão compor uma mostra fotográfica para o lançamento da FLIC”, disse.

Cronograma 2021
A partir desta primeira ação, a FLIC abre o cronograma de atividades de 2021. Entre as ações programadas para o primeiro semestre, estão:
03 de abril – Lançamento da FLIC (transmissão pela TV Itararé e Campina FM)
Abril – Ação do Dia Nacional do Livro Infantil
Maio – Encontro Leitores em Rede
Junho – Encontro de Cordelistas

Para o segundo semestre estão programadas novas atividades do Repórter Literário, o Projeto Leitura Viva e a Feira Literária, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial