SENAI da Paraíba forma cerca de 350 novos profissionais em Cursos de Habilitação Técnica

Publicado em 16 de dezembro de 2021

A demanda por profissionais com formação técnica tem crescido cada vez mais no Brasil, e isso acontece nos mais diversos setores. Na indústria, há uma oferta de vagas que muitas vezes não é preenchida pela ausência de profissionais qualificados, sobretudo na área de Tecnologia da informação.
Neste cenário, o SENAI tem ampliado a oferta de cursos, com a finalidade de formar mão de obra especializada para atender as necessidades do mercado de trabalho. Na noite desta quinta-feira, 09/12, mais 157 novos técnicos, receberam o certificado de conclusão de curso oferecido pelo SENAI da Paraíba, durante uma solenidade no Centro de Convenções da FIEP, em Campina Grande.
Bianca Karoline foi uma das alunas que concluiu o curso técnico em Administração oferecido pelo SENAI.
“O curso foi um divisor de águas em minha vida, não conhecia a área, e acabei me apaixonando, trabalhei com Setor Pessoal, RH, como jovem aprendiz pelo SENAI, e isso mudou minha perspectiva de mundo, hoje depois de toda experiência que tive, quero continuar me especializando cada vez mais na área”, revelou a estudante.
Olinto Neto, aos 17 anos, concluiu o curso técnico em Mecatrônica.
“Me matriculei no SESI, onde fiz o ensino básico, e tive a oportunidade de fazer o ensino profissionalizante no SENAI, na área de mecatrônica, e foi uma experiência muito positiva, pois além do aprendizado, a vivência que tive no SENAI, ampliou minha visão de mundo, e vai ser fundamental para minha carreira profissional”, comentou o jovem.
A formatura foi marcada por homenagens, e ainda por momentos reservados para o discurso do orador dos instrutores e dos alunos.
Quem participou da solenidade de formatura, foi Felipe Morgado, gerente Executivo de Educação Profissional do SENAI Nacional. Na ocasião, ele conversou com os alunos durante uma palestra sobre o futuro profissional, e falou sobre o percentual de contratação dos alunos egressos da instituição pelo setor industrial.
“Mesmo num período de pandemia, temos conseguido um excelente nível de contratação dos nossos alunos pela indústria, basta dizer que 07 em cada 10 estudantes que se formam no SENAI, estão empregados um ano, após concluir o curso, e esse resultado é muito expressivo. E hoje o nosso principal desafio está relacionado a transformação das profissões. As tecnologias de fato estão impactando o trabalho, e o dia a dia das pessoas, e isso não seria diferente com o SENAI, hoje temos uma demanda muito grande por profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, e o SENAI está se esforçando ao máximo para ampliar a sua oferta e formar os profissionais requeridos pelo mercado de trabalho”, comentou.
Nas últimas semanas, o SENAI PB formou 352 profissionais na área técnica, sendo 157 em Campina Grande, 57, em João Pessoa, 29 na cidade de Sousa, e 109, no município de Patos. E a meta para 2022, é ampliar esse número segundo o diretor Regional do SENAI PB, Euler Sales que explicou que a meta da instituição é chegar aos 500 profissionais formados, só na área técnica.
“O SENAI PB completa no próximo mês de janeiro, 80 anos de existência e já formou mais de 80 milhões de profissionais. E estamos desenvolvendo novas metodologias e práticas educacionais inovadoras, investindo na modernização dos laboratórios e oficinas, e investindo muito em capital intelectual para diminuir o déficit de profissionais técnicos na Paraíba. Em 2022, pretendemos implantar o SENAI + Digital, um programa que permitirá que cheguemos em locais onde até então não chegávamos, e a nossa intenção, é atender pelo menos 183 cidades paraibanas, com o SENAI + Digital, programa de oferta de cursos online”, explicou Euler Sales, diretor Regional do SENAI PB.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial