SENAI lança programa gratuito de formação em tecnologias de nuvem com Google Cloud

Publicado em 24 de novembro de 2021

Entre as tecnologias de transformação digital, como internet das coisas, robótica, big data e inteligência artificial, a computação em nuvem deverá alcançar as maiores cifras de investimento nos próximos anos. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), serão R$ 181,9 bilhões até 2024, com um crescimento de 28% ao ano, investidos em serviços, plataformas e softwares que podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à internet.
A nuvem já é um elemento-chave no nosso dia a dia e na infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) das empresas, que precisarão, cada vez mais, de especialistas na área. De acordo com um levantamento recente, 80% dos tomadores de decisão das empresas na América Latina reportam faltas deste tipo de talento na hora de expandir seus times. Pensando na formação desses profissionais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), referência em educação profissional e tecnológica, trabalhará em conjunto com Google Cloud.
O Google Cloud Computing Foundations é uma série de quatro cursos on-line com uma carga horária total de 40 horas para apresentar os conceitos da computação em nuvem. Interessados em trabalhar com infraestrutura, análise de dados e desenvolvimento de aplicações que rodam na nuvem não podem perder essa oportunidade: são 2 mil vagas e as inscrições terminam no dia 5 de dezembro.
As aulas, que serão disponibilizadas a partir de segunda-feira (29) na plataforma Qwiklabs, contarão com instrutores para tirarem dúvidas. O aluno terá 60 dias para terminar a formação.
Todos que concluírem os quatro cursos receberão digital badges, para compartilhar em sua rede e no currículo, e um voucher de desconto para a certificação internacional Cloud Architect. Ao concluir a certificação, eles poderão participar de eventos onde Google Cloud convida estudantes e empresas que estão procurando este tipo de talento para inserção no mercado de trabalho.

Novas profissões e demanda crescente
Nos últimos anos, com a incorporação de diferentes tecnologias na indústria e as mudanças no trabalho, o SENAI não só adaptou cursos transversais e tradicionais para estarem mais alinhados às inovações do setor, como mecânica, eletrotécnica e logística, como também passou a oferecer novos cursos.
A oferta para indústria 4.0 abrange áreas como computação em nuvem, inteligência artificial, big data, internet das coisas, blockchain, manufatura aditiva e cibersegurança. Profissionais formados, seja em um curso técnico ou em uma especialização, serão cada vez mais demandados.
É o que mostra estudo da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o SENAI. Entre as profissões emergentes nos próximos anos, está o especialista em cloud, que se junta a carreiras como programador, engenheiro de banco de dados, especialista em digitalização industrial e profissional de manufatura aditiva.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial