Senai PB prepara profissionais para a indústria do futuro

Publicado em 17 de julho de 2019

Numa era de transformações marcada pelo advento da inteligência artificial, Internet das Coisas e Segurança Cibernética, com a inclusão de sistemas automatizados e digitais nos processos de produção, que garantem um nível de eficiência e elevados níveis de qualidade, a indústria passa pela maior e mais representativa transformação dos últimos anos.
Neste contexto, o profissional que vai atuar no setor precisa dominar as tecnologias, e mais que isso, precisa ser criativo e ter visão empreendedora, e habilidades focar na melhoria técnica e produtiva.
Dentro dessa realidade, surgem novas profissões, consideradas as profissões do futuro. E antenado com esse futuro cada vez mais próximo, o SENAI da Paraíba, tem atuado com a proposta de formar profissionais com capacidade técnica criativa, utilizando metodologias ativas, com trabalho colaborativo, co-criativo, voltado também para o empreendedorismo visualizando as novas tendências do emprego e do trabalho.
Entre os cursos oferecidos pelo SENAI dentro dessa nova realidade da indústria 4.0 estão cursos de Programação de Jogos Digitais e Automação Industrial. No começo de 2020, a instituição vai ofertar ainda os cursos de Desenvolvimento de Sistemas, e Mecatrônica, uma área que tem um viés muito forte com a mecânica, eletrônica, automação, e redes.
O SENAI também tem uma oferta de serviços focados na indústria do futuro. Em convênio com a Universidade Chevrolet, o Centro de Formação Profissional Robson Braga de Andrade possui um laboratório moderno na área automotiva, onde atualmente são ofertados cursos nas áreas de direção elétrica, câmbio automático, câmbio automatizado, e no próximo ano, os cursos serão ampliados contemplando tecnologias da área automotiva como StartStop, RedeScan, e também ligadas a veículos híbridos, movidos a combustível e eletricidade.
Em parceria com o Ministério Público do Trabalho – MPT – PB, e empresas como a Schneider, Truckvan e Auttom, o SENAI da Paraíba montou a primeiro unidade móvel de Sistemas de Energias Renováveis do Brasil, que vai oferecer em breve cursos de habilitação técnica, especialização técnica, qualificação e aperfeiçoamento profissional nas áreas de Energia Eólica e Fotovoltaica.
“Temos trabalhado para que possamos atender o setor industrial considerando essa nova revolução industrial, e o SENAI PB tem buscado adequar as suas metodologias em sala de aula, e ofertar cursos dentro dessa nova realidade. Oferecemos uma boa base em nossas escolas para que o aluno tenha uma capacidade maior de se adaptar a essa mudança, trabalhando a cultura da inovação, do empreendedorismo, através de nossas estratégias educacionais. E na nossa atuação relacionada a formação técnica profissional, temos um olhar na Educação 4.0 e percebemos que esse avanço tecnológico, e a facilidade no acesso a informação tem trazido mudanças significativas na educação profissional e técnica do nosso país, o que afeta diretamente a tríade, a escola, o docente e o aluno”, explicou Janildo Sales, gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia do SENAI PB.
Com esse entendimento agente percebe que precisamos estimular em nossos alunos a geração de ideias, o desenvolvimento de soluções que já são práticas do nosso dia a dia, desenvolver atividades relacionadas a prototipagem, tanto que nós temos um laboratório o SENAILAB, onde o aluno pode pensar, criar, discutir em grupos, num trabalho co-criativo, colaborativo, com uma visão empreendedora, e temos as tecnologias do futuro, de destaque hoje que o SENAI tem trabalhado , como impressão 3D, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, também usamos em nossas ações os conceitos da Big Data.
O suporte oferecido pela Instituição ao Setor Industrial vai além, através da saga SENAI de Inovação, por exemplo, o SENAI desenvolve a cultura de Inovação e Empreendedorismo de base tecnológica, através de uma metodologia própria de Ensino Profissional. Como também atendimentos focados nas áreas de tecnologia e Inovação, com assessorias e consultorias, ensaios laboratoriais, inovação, certificação, e dando suporte com o nosso núcleo de inovação, tecnologia e de projetos.
Informações adicionais podem ser obtidas nas Unidades do SENAI ou através do telefone: (83) 2101-5302.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial