SESAU de Queimadas inicia campanha de vacinação na próxima segunda-feira

Publicado em 4 de agosto de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Queimadas, através da Coordenação de Imunização, inicia na próxima segunda-feira (6), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. A campanha vai até o final deste mês de agosto (31), tendo o dia 18 como Dia D. A ação é voltada para crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias) independentemente da situação vacinal.

As vacinas serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s) de Queimadas.

Os pais devem levar o cartão de vacina das crianças para que o profissional de saúde avalie a situação vacinal e oferte as doses da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), conforme a necessidade constatada. Na falta de comprovação vacinal, por motivos de perda do cartão de vacinas, as crianças deverão ser vacinadas conforme indicação por faixa etária.

A campanha também ofertará a vacina que previne contra poliomielite ou paralisia infantil. De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesau, Ayslana Luana, as crianças na faixa etária da campanha que tiverem comprovação vacinal de VIP (vacina injetável – vírus inativados), poderão receber a vacina VOP (duas gotinhas – vírus atenuado).

“Já as crianças sem comprovação vacinal deverão receber a vacina injetável, pois será seu primeiro contato com o esquema vacinal da poliomielite. Este tipo de vacina injetável estará na campanha e será ofertada nas UBSFs”, explicou Ayslana Luana.

Ayslana acrescentou que os novos casos de doenças consideradas erradicadas no País trazem uma Campanha com tom de alerta imediato. “Essas ações funcionam como um chamamento nacional e acontecem para reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelas equipes de saúde, principalmente para lembrar aos pais de manter o cartão de vacina de seus filhos sempre atualizados”, completou.

Sarampo – O Sarampo é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial