SESI lançará Programa para combater o Absenteísmo nas Empresas da Paraíba

Publicado em 22 de novembro de 2015

Com a finalidade de avaliar o impacto econômico-financeiro dos afastamentos, o SESI lançará no próximo dia 26 de novembro, no Laguna Praia Hotel, em João Pessoa, o Programa SESI de Gestão do Absenteísmo.
O Programa SESI de Gestão do Absenteísmo tem por objetivo atender as empresas industriais com uma consultoria e assessoria que visa intervir na problemática dos afastamentos e suas consequências para a produtividade e competitividade industrial.
A iniciativa contempla cinco serviços e está em sintonia com o principal desafio para a área de Segurança e Saúde para a Indústria que visa atuar na redução dos afastamentos do trabalhador da indústria.
Esses serviços poderão ser utilizados integralmente ou de forma parcial, de acordo com a necessidade identificada na empresa durante o início da intervenção, por meio da Avaliação Inicial. A Avaliação Inicial contempla a averiguação do nível de organização da empresa em relação ao absenteísmo, preservando todos os aspectos éticos necessários.
Por meio do Gerenciamento Epidemiológico, serão priorizadas as soluções mais adequadas capazes de reduzir ou neutralizar as fontes geradoras de acidentes e afastamentos, incluindo soluções em segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde com foco em reduzir o número de eventos.
A Gestão dos Afastamentos apoiará a empresa para a criação de uma política interna para o recebimento de atestados para que assim possa controlar o aumento dos custos advindos dos absenteísmos de curto e longo prazo e que impactam significativamente na produtividade e competitividade da indústria.
O programa propõe também a Gestão de Nexos Previdenciários que ajudará a empresa no acompanhamento dos eventos que possam implicar em nexo técnico profissional ou do trabalho e nexo técnico epidemiológico, visando à elaboração do conjunto de documentos na defesa da empresa junto à perícia do INSS, buscando evitar enquadramento previdenciário indevido.
Com a finalidade de avaliar o impacto econômico-financeiro dos afastamentos, o programa apresenta a Gestão do Fator Acidentário de Prevenção – FAP que é um índice aplicado sobre a Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos Ambientais do Trabalho – GIIL-RAT, visando encontrar inconsistências passíveis de contestação a favor da empresa.
A expectativa para o lançamento do referido programa está no fato do SESI a nível nacional propor soluções em gestão para as empresas industriais que reflitam na redução do índice de absenteísmo, dos gastos com saúde do trabalhador, e dos custos devidos aos benefícios e seguros por acidentes de trabalho, além dos impactos na produtividade e crescimento industrial. As Indústrias que implantarem uma gestão voltada para promoção da saúde do trabalhador e prevenção de acidentes, garantirão um ambiente de trabalho seguro e saudável e poderão se beneficiar, transformando os gastos acima mencionados em vantagem competitiva.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: (83) 2101-5451 ou pelo email: gestaodoabsenteismo@fiepb.org.br

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial