SESI Paraíba lança Metodologia de Avaliação em Saúde e Segurança na Indústria

Publicado em 12 de abril de 2018

metodologiaO novo momento da indústria exigirá das empresas soluções inovadoras adequadas às mudanças nas relações de trabalho e no modo de produzir, diante da utilização cada vez maior de tecnologias. Muito além da modernização dos processos produtivos, as empresas necessitarão estar preparadas para acompanhar as transformações e os novos desafios, capacitando colaboradores e oferecendo ambientes de trabalho seguros aos trabalhadores.
Pensando nisso, o Departamento Regional do SESI da Paraíba lançou na manhã desta quarta-feira, 11, em João Pessoa (PB), a Metodologia de Avaliação em Saúde e Segurança na Indústria. O evento contou com a participação de 16 departamentos regionais, de todas as regiões do país. “A integração dos departamentos regionais em uma ferramenta de gestão necessária para as empresas é de fundamental importância, uma vez que estamos preocupados em oferecer soluções mais efetivas para a indústria na área de saúde e segurança no trabalho e essa ferramenta proporciona uma avaliação estratégica mais focal e mais direcionada”, comentou o Superintendente do SESI de Sergipe, Acrízio Campos.
Para o Gerente de Promoção da Saúde do Departamento Nacional do SESI, Antônio Muzzi, a integração dos departamentos regionais na busca por soluções é o que vai fazer a diferença para a indústria. “A nossa expectativa é que a gente tenha soluções nacionais. O SESI está se reposicionando diante do novo cenário da indústria, buscando não só uma medida de esforço através de projetos e programas bem-sucedidos, mas também trazendo para a indústria novas soluções”, disse. “Esta metodologia, certamente, dará mais sustentabilidade às soluções que o SESI se propõe a ofertar para a indústria e a integração das áreas e dos técnicos dará mais consistência às essas soluções integradas”, explicou.
metodologia2A nova ferramenta desenvolvida pela equipe técnica da área de Saúde e Segurança na Indústria do SESI/PB tem foco no trabalhador, um sistema inovador que deverá agregar soluções a outras metodologias já existentes em outros departamentos regionais. “De fato esta metodologia aplicadano dia a dia da indústria vai nos possibilitar ter um diagnóstico geral das necessidades do trabalhador nas questões específicas de saúde e segurança. E a intenção é alinhar a metodologia com os objetivos estratégicos do Departamento Nacional para que possamos a partir da Paraíba replicar a metodologia em todo o território nacional”, disse Sérgio Alencar, Superintendente do SESI/PB.
A nova metodologia reúne ao todo 42 indicadores que serão monitorados e permitirão ao SESI acompanhar índices relacionados ao estilo de vida, fatores de produtividade e a percepção de segurança no trabalho dos trabalhadores. “O nosso grande diferencial deste sistema de avaliação é a abordagem inovadora com foco no trabalhador e que terá impactos positivos na tomada de decisão”, explicou Grinete Melo, Gerente Executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI/PB. “A nossa perspectiva é de que consigamos sensibilizar e mobilizar os departamentos regionais no país e assim eles possam aderir a metodologia e integrá-la a outros sistemas contribuindo cada vez mais com a tomada de decisão das empresas”, disse Grinete.
A programação do evento de lançamento da Metodologia de Avaliação em Saúde e Segurança na Indústria encerra nesta quinta-feira, 12 de abril. No primeiro dia, além da apresentação do novo sistema de avaliação, os representantes dos departamentos regionais do SESI participaram de atividades simuladas para entender na prática como irá funcionar e será aplicado o diagnóstico. “O objetivo dessas metodologias e avaliações é que elas buscam soluções assertivas para os trabalhadores e empresas e isso nos proporciona entender melhor a realidade da indústria e, dessa forma, conseguiremos cada vez mais melhorar a vida das pessoas”, disse Vanessa Nazário, do Departamento Regional do SESI de Santa Catarina.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial