SESI PB festeja 151 anos de Campina com Edição do Quintas Regionais

Publicado em 7 de outubro de 2015

Na semana em que Campina Grande completa 151 anos – data comemorada em 11 de outubro, o SESI Paraíba presenteará os trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade com mais uma Edição do Projeto Quintas Regionais. Desta vez, o grande homenageado será Zé do Pife. O evento acontece nesta quinta-feira (8) às 18h na Praça Professor José Lopes de Andrade, localizada em frente a FIEP, na Avenida Canal.
Aos 80 anos de idade, José João da Silva, mais conhecido como Zé do Pife confecciona flautas em alumínio, madeira e canos de PVC e as utiliza para ministrar aulas de pífano e percussão para jovens e adultos do município. Autodidata, aprendeu a arte de tocar flauta e pífano ao assistir, desde criança, novenas, Bandas de Pífanos e os “Ternos” (conjunto de duas flautas, uma zabumba e dois pratos) que se apresentavam nos eventos religiosos.
Natural de Bezerros/PE, Zé do Pife carrega o sonho de manter uma das mais originais expressões da cultura nordestina, que é a Banda de Pífano. Já se apresentou em inúmeros eventos culturais no Estado da Paraíba, como: Festival de Inverno de Campina Grande, Primeiro Encontro da Diversidade Cultural, Intervalos Instrumentais do SESC Paraíba e no Parque do Povo durante do Maior São João do Mundo. Também levou a cultura nordestina aos Arcos da Lapa e à Fundação Progresso, no Rio de Janeiro.
O Projeto Quintas Regionais realiza homenagens e tributos aos cantores e compositores que contribuem e contribuíram para o fortalecimento da Cultura Regional da Paraíba. É organizado pela Coordenação de Cultura SESI Paraíba e tem por objetivo promover e disseminar o acesso do trabalhador da indústria, alunos do SESI e da comunidade à Cultura.
De acordo com a Coordenadora de Cultura do SESI PB, Diana Uchôa, o Projeto é uma iniciativa realizada através do Plano Permanente de Cultura SESI Tradição da Paraíba que realiza uma audição didática, onde os participantes tem acesso à história do artista e de suas composições: “O Projeto é importante, pois estimula a população a conhecer repertórios da música nordestina, muitas vezes desconhecidos”, afirmou.
Outras informações, ligue (83) 2101-5352.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial