SESI PB possui a solução ideal em Segurança e Saúde no Trabalho para as empresas

Publicado em 26 de setembro de 2022

Quando o assunto é Segurança e Saúde no ambiente de trabalho, o SESI é uma referência na Paraíba, isso porque a instituição trabalha na promoção de ambientes laborais seguros e saudáveis, algo que torna os trabalhadores mais engajados, e naturalmente resulta em maior produtividade nos negócios.
A atuação do SESI é focada na oferta de soluções para reduzir os riscos do trabalho, de forma alinhada com o cumprimento da legislação. São iniciativas operacionalizadas em um ambiente integrado, numa plataforma denominada SESI Viva +.
O trabalho é desenvolvido pela equipe da gerência Executiva de Saúde e Segurança na Indústria, que tem como foco a promoção da saúde e a segurança no trabalho, contribuindo diretamente para a redução dos afastamentos dos trabalhadores por problemas de saúde, e também no desenvolvimento de soluções tecnológicas oferecidas em parceria com os Centros de Inovação SESI e empresas de referência. Com isso, são disponibilizadas ferramentas tecnológicas em Segurança e Saúde no Trabalho para as empresas paraibanas.
A empresa Geraldo Dias Esquadrias é atendida pelo SESI desde 2013, com uma oferta de serviços que compreende desde o PPRA/PGR, PCMSO e, além de ginástica laboral, campanhas de vacinação, palestras e até campeonatos esportivos com a participação dos colaboradores.
Para Carla Felinto, gerente financeira da empresa, a parceria com o SESI tem gerado um retorno positivo.
“Sem dúvidas só temos ganho, toda a oferta de serviços do SESI na nossa empresa, acaba sendo um investimento na qualidade de vida dos nossos colaboradores que se sentem cuidados e protegidos, e eles reconhecem isso, acabam se esforçando e fazendo o trabalho com mais empenho e compromisso, o que é um retorno positivo para empresa”, comentou a gerente financeira.
Nos últimos 10 anos, a atuação do SESI Paraíba, em Segurança e Saúde no Trabalho passou por um período de transição, com avanços significativos, o que tem proporcionado ganhos de eficiência e qualidade no trabalho que conta com tecnologia e aplicabilidade, soluções integradas, inovação, e apresenta foco em resultados, buscando proporcionar as empresas, uma melhor produtividade, e a sustentabilidade dos negócios.

No portfólio da instituição são ofertados na área de SST, os seguintes serviços:
• Gestão de Segurança e Saúde para Indústria, plataforma SESI VIVA + (PGR (Nr1 e NR 18), PCMSO e módulo para envio de eventos do eSocial);
• Avaliação Ergonômica Preliminar e Análise Ergonômica do Trabalho;
• Elaboração de laudos técnicos;
• Avaliações Ambientais;
• Cursos em NRs;
• Campanhas de Vacinação da Gripe.

Os serviços são executados pelas unidades do SESI, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

Já na área de Promoção da Saúde, o portfólio compreende a oferta de:
• Atividades físicas e Esportivas corporativas;
• Programa Ginástica na Empresa;
• Alimentação saudável para a Indústria;
• Consultorias em Promoção da Saúde – ASSTI;
• Atividades físicas e Esportivas para comunidade;
• Organização de Competições Esportivas;
• E espaços de lazer e esporte nas Unidades do SESI;

Todos esses serviços na área de SST são disponibilizados pelas Unidades da instituição, nas cidades de João Pessoa, Rio Tinto, Bayeux, Campina Grande, Patos e Sousa.
A cada ano são atendidos pela instituição cerca de 1000 empresas do estado, com oferta de serviços em SST e Promoção de Saúde. A atuação do SESI nesta área alcança anualmente, 27 mil trabalhadores com atendimentos em Promoção de Saúde, e 22 mil com oferta de serviços em SST.

Telemedicina
O mais novo serviço oferecido pelo SESI, na Paraíba, é a telemedicina, onde por meio de uma plataforma as empresas contratam consultas médicas, com psicólogos e nutricionistas, de forma rápida e segura, durante 24 horas, todos os dias da semana.
O serviço de atendimento rápido e remoto em saúde oferecido através de telefone, aplicativo ou plataforma digital, será implantado inicialmente em João Pessoa, com oferta de atendimento em toda à Paraíba.

Centros de Inovação
O SESI também integra as redes temáticas dos Centros de Inovação, que atuam nas áreas de Higiene Ocupacional, Ergonomia, Fatores Psicossociais, Prevenção da Incapacidade, Longevidade e Produtividade, Tecnologias para Saúde, Economia para Saúde e Segurança, Sistemas de Gestão em SST, Estilo de Vida e Saúde. E a partir disso tem procurado reduzir custos em saúde e segurança do trabalhador, em relação aos principais temas de impacto para a indústria.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial