Setembro Amarelo: telemedicina pode auxiliar na manutenção da saúde mental

Publicado em 2 de outubro de 2021

Mês destinado à saúde mental, setembro se destaca por promover a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Durante a campanha ‘‘Setembro Amarelo’’ os transtornos mentais e os sinais prévios ao suicídio ganham maior visibilidade e alertam a população sobre a importância desta discussão. Em meio a pandemia, a telemedicina facilitou o acesso a pacientes com qualquer tipo de problema psíquico e se mostrou ser uma boa ferramenta neste processo.
‘‘A teleconsulta amplia o mapa de atendimento e alcança indivíduos de todas as regiões do país independente de sua localização. Dessa forma, esse serviço consegue acelerar os processos de tratamentos relacionados a saúde mental, já que propiciam uma maior disponibilidade e o acesso ágil e descomplicado do paciente junto ao seu terapeuta’’, explica a psicóloga coordenadora do programa de Saúde Mental do EuSaúde, Alessandra Oselieri.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 96% dos casos de suicídio no Brasil estão relacionados a transtornos mentais. Tal ligação evidencia uma preocupação sobre o tema, uma vez que os sintomas de depressão e ansiedade aumentaram após o início da pandemia. Segundo a especialista, a figura do psicólogo, que pode estar à distância, evita o agravamento dos quadros clínicos mentais e conforta o paciente.
‘’No atual cenário, onde as pessoas estão passando por muitas privações e sofrendo perdas emocionais, dentre outros impactos, o apoio psicológico é fundamental para auxiliar no controle da estabilidade emocional. Com a teleconsulta é possível estreitar o caminho entre o paciente e o terapeuta, facilitando o acompanhamento, suporte e intervenções que possibilitem maior alívio ao sujeito’’, comenta.
O medo do contágio por Covid-19, a perda do emprego e as incertezas sobre o futuro também podem se tornar gatilhos para levar a piora da saúde mental. Pequenas mudanças de comportamento ou medos crônicos devem ser interpretados como um sinal de alerta, pois podem criar ou piorar quadros clínicos psicológicos ou psiquiátricos. Alessandra lista outros indícios que podem identificar a necessidade de auxílio profissional:

• Alterações repentinas de humor;
• Mudanças bruscas na rotina, como qualidade do sono;
• Desânimo ou desistência ao fazer suas atividades;
• Alterações no consumo de álcool e medicações.

Nesses casos, o ideal é agendar uma consulta com um psicólogo a fim de garantir a recuperação da saúde mental e qualidade de vida. Com o avanço da telemedicina o atendimento pode ser feito em qualquer lugar. Para o paciente, os benefícios vão desde o conforto até a busca pelo melhor caminho de tratamento, conforme a necessidade.
‘‘Graças a tecnologia e a todos os benefícios atrelados a ela, o processo de atendimento tornou-se mais dinâmico e o acompanhamento mais resolutivo, principalmente em casos agudos, onde o diagnóstico e a intervenção precoce são fundamentais para alívio dos sintomas e uma melhor resposta ao tratamento. O uso da tecnologia tem se mostrado muito benéfico tanto para os psicólogos como para seus pacientes’’, esclarece Alessandra.
O EuSaúde oferece soluções capazes de alcançar demandas individuais e corporativas, por meio de uma suíte de produtos que conta com atendimentos individuais de psicologia e psiquiatria, práticas de grupo, programas especializados (tabagismo, dependentes químicos, dentre outros), além de uma plataforma de conteúdos selecionados e exclusivos, sobre vários temas relacionados a saúde mental. Para saber mais acesse eusaúde.com.br.

Sobre o EuSaúde
O EuSaúde é uma plataforma de serviços de saúde focada na Atenção Primária de Saúde e que tem a telemedicina como forma de atendimento médico. A rede oferece consultas médicas e de saúde em mais de 15 especialidades, como também atendimentos com médicos de família e clínicos gerais.
Desenvolvida para promover a saúde no maior número de pessoas, o EuSaúde tem o compromisso de oferecer um serviço moderno e acessível para todos os pacientes, contando, também, com soluções inovadoras de saúde corporativa, por meio do Através do EuSaúde Corporativo.

Contatos Assessoria:
Re9 Comunicação
Regina Trindade – regina@re9comunicacao.com.br – (61) 99115-5980
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665
Juliana Oliveira – julianabarbosa@re9comunicacao.com.br – (61) 99559-3713

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial