Sites fora do ar no mundo: entenda o que causou a falha

Publicado em 8 de junho de 2021

Sites de importantes veículos de comunicação do todo o mundo, como o “The New York Times”, “Financial Times”, “CNN”, e de redes sociais como a Twitch e o Reddit, saíram do ar na manhã desta terça-feira (8).
Ao tentar acessar as páginas, usuários encontravam mensagens de que havia falha na conexão ou “Erro 503 serviço não disponível”.
O problema durou cerca de uma hora e meia. Por volta das 8h, as páginas voltaram a funcionar.

Entenda o que causou a falha:
1. Quais sites foram afetados?
2. O que é o Erro 503, que aparece nos sites?
3. O que causou o problema?
4. O que o Fastly faz?

1. Quais sites foram afetados?
Importantes veículos de comunicação ficaram fora do ar como “The New York Times”, “Le Monde”, “The Guardian”, “Financial Times” e “CNN”, assim como o site do governo britânico.
Algumas redes sociais e serviços também foram afetados, incluindo o Reddit, o Spotify, a Twitch e a Amazon.

2. O que é o Erro 503, que aparece nos sites?
É um erro que indica que o servidor, responsável por intermediar a comunicação entre o site e os usuários, não está pronto para lidar com a solicitação de acesso.
Isso pode acontecer devido a manutenções ou pelo fato de estar sobrecarregado, por exemplo.
Nas páginas que ficaram fora do ar, o erro mostrava ainda a mensagem “Varnish cache server”, que indicava que servidores do provedor Fastly não estavam conseguindo se comunicar corretamente.

3. O que causou o problema?
O Downdetector, serviço que registra reclamações quando sites ficam fora do ar, apontou que o erro teve origem no Fastly, um provedor de serviços de computação na nuvem baseado nos Estados Unidos.
A chamada nuvem é uma rede de servidores composta por diversos computadores, em vez de centralizar tudo em um só local. Pela nuvem, são armazenados arquivos pela internet. Atualmente, a maioria dos sites aluga espaços dessa rede por meio de empresas especializadas.
O Fastly informou em sua página de status que identificou e corrigiu um problema na configuração de seus serviços nesta manhã, por volta das 6h30.
O erro começou a deixar de aparecer nos sites e aplicativos um pouco depois das 8h.

4. O que o Fastly faz?
O Fastly é um provedor que ajuda a melhorar o tempo de carregamento de sites, além de fornecer outros serviços para aplicativos e plataformas da internet.
Seus serviços incluem uma grande rede de servidores ao redor do mundo projetada para reduzir sobrecargas de tráfego que podem derrubar sites.
Um dos principais produtos da companhia é a rede de fornecimento de conteúdo, ou “CDN”, na sigla em inglês.
Por meio de servidores espalhados ao redor do mundo, essa rede reduz a distância entre o usuário e o site, agilizando o carregamento das páginas. Também são utilizadas outras tecnologias como o armazenamento de trechos importantes das plataformas para acelerar esse processo.
Os serviços que o Fastly oferece atuam entre os usuários e os sites, como se fosse uma camada do meio e, por isso, o acesso a diversas páginas ficou comprometido.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial