Sobe para 11 o nº de mortos em prédio que desabou na Flórida

Publicado em 30 de junho de 2021

Equipes de resgate retiraram nesta segunda-feira (28) o décimo primeiro corpo dos escombros do prédio que desabou parcialmente na Flórida, nos Estados Unidos, na quinta-feira (24).
Cerca de 150 pessoas ainda seguem desaparecidas, e autoridades prometem continuar procurando por possíveis sobreviventes. Mais da metade do Chaplain Towers desmoronou na madrugada, quando os moradores dormiam.
Uma criança brasileira está entre os desaparecidos. Lorenzo Leone, de 5 anos, estava com seu pai, Alfredo Leone, quando o edifício veio abaixo. Sua mãe, Raquel Oliveira, não estava no apartamento porque visitava parte da família no Colorado.
Equipes de resgate usam guindastes, cães farejadores e equipamentos com infravermelho em busca de qualquer sinal de vida entre os escombros, na esperança de que bolsões de ar possam ter se formado sob o concreto — o que poderia manter pessoas com vida por tantos dias.
“Vamos continuar e trabalhar incessantemente para exaurir todas as opções possíveis em nossa busca”, disse a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, em uma coletiva de imprensa. “A operação de busca e resgate continua”.
Mas as chances de encontrar sobreviventes diminuem com o passar do tempo, e equipes de resgate estão tendo dificuldades para encontrar até mesmo restos mortais. Até o momento, oito vítimas foram identificadas oficialmente pela polícia.
O prédio fica em Surfside, cidade ao norte de Miami Beach e interligada por pontes a Miami continental. Os três municípios ficam no distrito de Miami-Dade, no sul da Flórida.

‘Dano estrutural grave’
Um relatório feito em 2018 apontou que o condomínio onde ficava o prédio tinha um “grande dano estrutural”, em uma laje de concreto abaixo do deck da piscina (veja no vídeo abaixo). A empresa responsável alertou a necessidade de reparos na estrutura.
Apesar do alerta, uma autoridade municipal garantiu aos moradores do Chaplain Towers que o edifício estava “em muito bom estado”. A informação sobre o relatório e a resposta do poder público foram revelados pela imprensa americana no fim de semana.
O condomínio tinha uma grande deterioração estrutural no estacionamento, sob a torre de 40 anos, segundo o relatório. O documento alertava que uma laje estrutural de concreto precisava ser substituída “em um futuro próximo” devido a uma falha na impermeabilização.
Mas ainda não se sabe o motivo da tragédia, nem se esse dano estrutural pode estar relacionado a ela.
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial