STF condena mais 15 réus pelo 8 de janeiro; total sobe para 116

Publicado em 2 de março de 2024

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta sexta-feira (1°) mais 15 réus denunciados de participação nos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023. Por maioria de votos, os ministros aplicaram penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão aos acusados, que respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O STF começou a julgar em setembro do ano passado os réus dos atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. Desde então, 116 já foram condenados pela participação no 8 de janeiro.
Ao todo, a Corte recebeu 1.345 denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR). Desse total, 1.113 foram suspensas para que a PGR avalie se vai propor acordos que evitem a condenação.
Os atos extremistas que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes deixaram um prejuízo material de R$ 20,7 milhões. Nas condenações, o STF vem estabelecendo o pagamento de uma multa de R$ 30 milhões, dividida entre todos os réus, por danos coletivos.

R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial