Substituto de Damião decide, Cruzeiro passa pelo frágil Goiás e volta a vencer

Publicado em 13 de julho de 2015

cruzeiroDiante de um adversário frágil, pouco efetivo, o Cruzeiro não perdoou. Mesmo convivendo com uma fase irregular sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o atual bicampeão brasileiro tratou de evitar qualquer zebra neste domingo. Contra o Goiás, diante de pouco mais de 11 mil torcedores no Estádio do Mineirão, o time mineiro fez 1 a 0 e reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro da Série A.
E contra os goianos, uma opção de Vanderlei Luxemburgo decidiu. Responsável por barrar Leandro Damião no ataque, Joel anotou, ainda aos 37min da primeira etapa, o único gol da vitória cruzeirense. O placar, no entanto, não refletiu o domínio da equipe mineira diante de um frágil time esmeraldino, que contou neste domingo com a estreia do técnico Julinho Camargo.
Durante toda a partida, o Cruzeiro permaneceu mais de 60% com a posse de bola e viu Fábio não fazer qualquer defesa no confronto – o Goiás finalizou três vezes, ambas longe da meta defendida pelo goleiro mineiro. Sem receber qualquer ameaça, o resultado positivo foi consequência.
Com a segunda vitória nos últimos seis jogos, o Cruzeiro se afasta da região mais indesejada da tabela e sobe na classificação: o time comandado por Luxemburgo agora soma 16 pontos e ocupa o 11º lugar. O Goiás, em contrapartida, segue com 13, próximo à zona de rebaixamento.
Para tentar embalar no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro retorna a campo no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), quando terá pela frente o Avaí, outro clube que convive com a briga contra o rebaixamento. Já o Goiás joga no sábado, às 18h30, contra o Internacional, no Beira-Rio.

Cruzeiro vence um frágil Goiás no Mineirão
Vanderlei Luxemburgo adiou. Leandro Damião perderia a posição contra o Fluminense, mas atuou normalmente. Diante do Goiás, no Mineirão, o técnico não hesitou: Joel começou a partida, e o comandante precisou de apenas 45 minutos para se convencer que tomou a decisão correta – pelo menos para este domingo.
Desde o princípio do duelo, o Cruzeiro tomou a iniciativa do confronto; tanto que o clube mineiro terminou a primeira etapa com mais de 65% da posse de bola. Mesmo com domínio, o atual bicampeão brasileiro enfrentava dificuldades diante de um Goiás armado de forma defensiva pelo treinador Julinho Camargo, que estreou neste domingo.
Limitado aos chutes de fora da área e pouco criativo, o Cruzeiro adiantou a marcação, mudou a postura e quase abriu o placar. Aos 33min, Henrique recuperou a posse de bola próximo à área goiana e rolou para De Arrascaeta. O meia uruguaio finalizou firme e obrigou Renan a praticar uma ótima defesa.
Além da opção por uma marcação mais adiantada, a jogada evidenciou um Cruzeiro mais ativo no ataque, com os volantes mais ofensivos. Tanto que, aos 37min, Luxemburgo foi recompensado. Charles descolou um lindo passe e achou Ceará na ponta direita. O lateral cruzou na medida para Joel, o substituto de Leandro Damião, tocar de cabeça e dar a vantagem aos mandantes.
A vantagem permitiu ao Cruzeiro trabalhar de forma mais tranquila na segunda etapa. Mesmo com o 1 a 0, a equipe atuou mais solta e seguiu levando perigo ao gol defendido por Renan. Marinho, até então tímido no primeiro tempo, cresceu de rendimento e teve uma grande chance aos 7min, mas Renan salvou.
O placar favorável e, especialmente, a postura do Goiás permitiram a Luxemburgo promover o retorno de Gabriel Xavier, que permaneceu 35 dias em tratamento no departamento médico. Além do meia-atacante, um dos xodós da torcida, Mayke recebeu mais uma chance na lateral direita.
As alterações tornaram o Cruzeiro ainda mais seguro em campo. O Goiás pouco ameaçou a meta de Fábio, e o atual bicampeão brasileiro voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Foi apenas o segundo resultado positivo nos últimos seis jogos de Série A. Hora da reação, Luxemburgo?

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1 X 0 GOIÁS
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 12 de julho de 2015, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Assistentes: Elan Vieira de Souza (PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE)
Cartões amarelos: Léo (Cruzeiro), Diogo Barbosa (Goiás), Marinho (Cruzeiro)
Gols:
CRUZEIRO: Joel, aos 37min do 1º tempo
CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke), Manoel, Léo e Fabrício; Charles, Henrique, De Arrascaeta (Gabriel Xavier); Marcos Vinícius e Marinho; Joel (Vinícius Araújo)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GOIÁS: Renan; Valmir Lucas (Ygor), Felipe, Fred e Diogo; Rodrigo, David (Patrick), Liniker (Wesley) e Felipe Menezes; Bruno Henrique e Carlos Eduardo
Técnico: Julinho Camargo
ESPN

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial