Teatro Severino Cabral recebe oficina Corpo Cênico com Sergio Galdino

Publicado em 10 de junho de 2019

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, dias 11 e 13 de junho, das 15h às 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande (PB), a oficina Corpo Cênico, ministrada pelo ator, bailarino, diretor, coreógrafo e preparador físico Sergio Galdino. A oficina, em que são desenvolvidos treinamentos físicos para atores e bailarinos, é gratuita e para convidados.
A atividade integra o Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019, que leva oficinas de várias linguagens artísticas a cidades de 12 estados brasileiros.
A atividade tem como base a “técnica de consciência corporal”. Seu objetivo é capacitar o artista a criar metodologias próprias de trabalho, com base em princípios como os de Rudolf Laban aplicados na ação cênica; e a partir de trabalhos de criação individual e coletiva.
Laban foi um bailarino, coreógrafo, teatrólogo e musicólogo, um dos maiores teóricos da dança do século XX; e considerado mestre da dança-teatro. Dedicou sua vida à pesquisa e à criação de uma metodologia da linguagem do movimento – noção que estudou sob vários aspectos.
Sérgio Galdino comenta que a oficina propõe uma nova conduta do indivíduo, a partir do aumento da espontaneidade e da atenção aos acontecimentos, estimulando a proatividade do participante, de forma autônoma. “A ideia é reforçar a capacidade de percepção do próprio corpo e da relação com o outro e com o ambiente”, explica.

Sobre o ministrante
Com Pós-Graduação em Educação Corpo e Arte, e graduado em Educação Física pelas Faculdades Facel, Sergio Galdino começou sua carreia em manifestações populares do nordeste brasileiro. No Balé Brincantes, de Pernambuco, explorou os limites da dança popular, como o Frevo, Maracatu, Xaxado e Caboclinhos. Trabalhou por vários anos na Companhia dos Homens (PE), na Companhia de Dança de Diadema (SP), na Companhia Sociedade Masculina e na Companhia Studio3, em São Paulo Capital.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial