Trump insiste na construção de muro na fronteira com México

Publicado em 28 de agosto de 2017
murooO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu neste domingo (27) que o Congresso americano deve encontrar uma forma de pagar pelo prometido muro a ser construído na fronteira do país com o México.
Em uma série de tuítes, Trump também advertiu México e Canadá que, caso continuem tendo uma postura difícil durante as negociações, ele terá de suspender as possíveis tentativas de renegociação do Acordo de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).
Ambos os posicionamentos o colocam em confronto com os congressistas americanos e com os países vizinhos, mas também consolidam sua popularidade em sua base eleitoral.
“Com o México, que é uma das nações com maior (número de) crimes no mundo, devemos ter o muro. O México pagará por isso por meio de reembolsos, ou de outras formas”, tuitou Trump, em meio a uma série de tuítes sobre o furacão Harvey e outros assuntos.
Esse tema estará no centro das discussões do Congresso, que retomará as suas atividades no início de setembro e deverá aprovar a proposta até 2018.
A Casa Branca exige que a lei de financiamento federal inclua recursos para a construção do muro, mas os democratas – que são contra e são minoria no Senado – podem se opor e forçar o fechamento dos escritórios federais por falta de fundos.
Esse cenário levaria centenas de milhares de funcionários federais a ficar em casa, paralisando muitos serviços não essenciais do governo.
G1
Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial