TSE recebe provas dos inquéritos das fake news que correm no STF

Publicado em 19 de setembro de 2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta quinta-feira (16) provas de dois inquéritos que tratam de fake news que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. O compartilhamento das informações foi solicitado pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão.
Na corte eleitoral, correm ações de investigação eleitoral em relação à chapa do presidente Jair Bolsonaro, vencedora das eleições de 2018. O TSE avalia que os fatos estão correlacionados com a circulação de notícias falsas, que poderiam prejudicar a compreensão dos eleitores sobre a campanha do atual presidente e da chapa perdedora, liderada pelo ex-ministro Fernando Haddad.
De acordo com o Supremo, os “inquéritos investigam organização criminosa, de forte atuação digital, dotada de núcleo político, de produção, de publicação e de financiamento, cujas atividades teriam tido continuidade após as eleições de 2018 e se estendido durante a campanha de 2020 em diante”.
O TSE investiga se ocorreu abuso de poder – o que, se confirmado, pode resultar em cassação da chapa e inelegibilidade dos envolvidos.
Foto: CLÁUDIO MARQUES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
R7

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial