Últimos dias de inscrições nas Oficinas do Programa Funarte de Capacitação Técnica em Campina Grande

Publicado em 17 de agosto de 2018

Encerra no próximo dia 20 as inscrições para as oficinas do Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, que acontecem em Campina Grande de 28 a 31 de agosto em Campina Grande. Estão sendo oferecidas 11 oficinas nas áreas de Artes Cênicas, Música e Artes Visuais. Para se inscrever os interessados devem acessar o site da Fundação Nacional de Artes no www.funarte.gov.br .
Campina Grande é a terceira cidade a receber o Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018, que teve inicio em Goiânia (GO) no dia 17 de julho. Os cursos têm 20 horas de duração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. As oficinas acontecerão no Cine Teatro São José, no Sesc Centro e no Centro de Arte e Cultura da UEPB.

Oficinas oferecidas
Artes Cênicas: O Corpo na Cena; Aprimoramento Vocal; Iluminação Cênica; Produção e Administração Teatral e Direção Cênica.
Música: História da Música Brasileira; Trilha Sonora e Gestão Cultural.
Artes Visuais: Sobre representação e representatividade: o ser negro nas artes visuais brasileira; A crítica de arte (ainda) é possível? e; Modos de ver: do olho nu ao olhar fotográfico
O Programa Funarte de Capacitação Técnica é uma promoção da Fundação Nacional de Artes – Funarte e do Ministério da Cultura. Em Campina Grande o programa conta com o apoio da Fundação Espaço Cultural – Funesc, do Cine Teatro São José, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e do Serviço Social do Comercio – Sesc. O Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018 vai possibilitar a realização de 77 oficinas e 14 seminários. O objetivo é valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

Programa Completo das Oficinas
Oficinas de Artes Cênicas
O corpo na cena
Com Luciana Bicalho
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 8h às 13h
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 44 – Centro – Campina Grande (PB)
A oficina tem como base o Sistema Laban de Análise do Movimento que traz a percepção do movimento a partir de relações harmônicas entre corpo (o que se move), esforço (como se move) e espaço (onde se move). Serão abordados conceitos relativos a um alinhamento dinâmico, tendo como base a tridimensionalidade corporal, e sua afinidade com jogos espaciais. O trabalho visa experimentar tanto ações do corpo, locomoções, transferências, giros e quedas quanto o gesto que estabelece a relação entre partes do corpo ou a liderança de uma parte que se lança no espaço. As nuances do texto são experimentadas através do corpo, por suas intensidades, ritmos, silêncios, pausas, reforçando a incorporação e fisicalização do texto.

Aprimoramento vocal do ator
Com Roberta Bahia
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Cine Teatro São José Funesc (palco)
Endereço: Rua Lino Gomes da Silva, s/nº – Bairro São José (PB)
A oficina propõe desenvolver e aprimorar a expressividade vocal, despertando nos participantes o interesse por explorar ao máximo suas potencialidades vocais em diversas situações que envolva a comunicação em público. O intuito é contribuir e agregar conhecimentos aos estudantes de teatro e ao público interessado, explorando as potencialidades vocais e estimulando a capacidade criativa de cada um deles. A atividade visa desenvolver a voz como instrumento de trabalho e a expectativa de se expressar com mais clareza.

Direção cênica
Com Amir Haddad
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 8h às 13h
Local: Cine Teatro São José Funesc (palco)
Endereço: Rua Lino Gomes da Silva, s/nº – Bairro São José (PB)
A oficina abordará os seguintes temas: ator sem papel; dramaturgia sem literatura; desiniciação ao teatro; introdução ao pós-teatro; reflexão teórica e de práticas sobre as questões que assoberbam o teatro como forma de livre expressão, no primeiro quarto do 3º milênio. Eternamente jovens, eternamente velhos: Shakespeare, Sófocles, Brecht e Molière.

Iluminação cênica
Com Luiz Fernando Lobo
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Sesc
Endereço: Rua Giló Guedes, 650 – Centro – Campina Grande (PB)
A oficina faz um breve histórico da iluminação cênica. Discute Appia, Craig, Wagner, os reformadores da cena e a iluminação. Entre os tópicos a serem abordados estão: os tipos de refletores e seus usos, mapa de luz e memorial de luz, roteirização e função cênica da luz, relação entre luz, cenografia, figurino e direção.

Produção e administração teatral
Com Loly Nunes
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB – Sala: 106
Endereço: Avenida Presidente Getúlio Vargas, 44 – Centro – Campina Grande (PB)
Através de jogos, exercícios e simulações em grupos, a oficina aborda conceitos sobre a administração moderna e o empreendedorismo; a figura do administrador e do produtor cultural; hierarquias e terminologias da produção teatral. Discute também as etapas da produção e do planejamento estratégico fazendo uma avaliação do mercado, mídias e estratégias de marketing. Aborda, ainda, a criação e o desenvolvimento de projetos culturais, enfatizando a comercialização, captação e negociação.

Oficinas de Música
Gestão cultural
Com Carolina Ficheira
40 vagas
28 a 31 de agosto, das 8h às 13h
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB – Sala 207
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 44 – Centro – Campina Grande (PB)
O curso traz à discussão as possibilidades da gestão cultural na área da música. Como ser gestor de sua própria carreira ou do seu grupo? Qual o limiar entre a atuação do artista e do gestor? Como ser gestor cultural no Brasil e quais os principais desafios? Estas questões são importantes para entender a área cultural, a partir da sua vivência cotidiana.

História da música brasileira
Com Rodrigo Faour
40 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB – Sala 210
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 44 – Centro – Campina Grande (PB)
O curso percorre a história da música brasileira desde o seu surgimento. Dos primeiros compositores do período colonial até os dias de hoje. Através dos mais variados ritmos e gêneros, apresenta toda a diversidade da música brasileira.

Trilha sonora
Com Felipe Radicetti
40 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Cine Teatro São José Funesc – Anexo I
Endereço: Rua Lino Gomes da Silva, s/nº – Bairro São José (PB)
O curso aborda a música no audiovisual, sua história, seus aspectos perceptivos, os processos de criação, aspectos da produção e dicas para músicos que desejam entrar neste mercado.

Oficinas de Artes Visuais
Sobre representação e representatividade: o ser negro nas artes visuais brasileiras
Com Juliana dos Santos
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB – Sala 102 (pintura)
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 44 – Centro – Campina Grande (PB)
A oficina estimula a pensar na construção de contra-visualidades/imagem, a partir das experiências afrodiaspóricas nas artes visuais brasileiras. Pretende criar espaço de confluência criativa e poética que provoque deslocamento de narrativas estereotipadas a respeito das presenças negras na história da arte brasileira. Textos, imagens e vídeos da produção de artistas negros contemporâneos vão ser utilizados como disparadores de exercícios poéticos/visuais/performáticos com o intuito de ampliar o debate da descolonização dos saberes. A atividade conta com uma proposta de arte relacional, através de performance coletiva sugerida pela artista.

A crítica de arte (ainda) é possível?
Com Gustavo Motta
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB – Sala 103 (pintura)
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 44 – Centro – Campina Grande (PB)
A oficina aborda as origens históricas e os desdobramentos da atividade da crítica de arte, bem como os seus limites e a crise atual. Propõe um exercício de produção crítica, a partir de alguns vídeos e textos realizados por artistas contemporâneos brasileiros.

Modos de ver: do olho nu ao olhar fotográfico
Com Milton Guran
20 vagas
28 a 31 de agosto, das 13h às 18h
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB – Auditório
Endereço: Av. Presidente Getúlio Vargas, 44 – Centro – Campina Grande (PB)
O curso trata da produção de informação visual e das principais questões ligadas à imagem plástica e à fotografia. Temas que serão abordados: aspectos fundamentais da construção de uma cultura do olhar e do olhar como instrumento de construção da cultura; a representação imagética do mundo visível na cultura ocidental — da pintura rupestre à imagem digital; diálogo entre pintura e fotografia — alguns pontos de referência; a fotografia como meio de representação do mundo visível — objetividade e subjetividade do ato fotográfico, e também, objetividade e subjetividade da leitura de uma fotografia; linguagem fotográfica e a noção de “foto eficiente”.

Contatos :
Marcos Moraes – Assessor de Imprensa
996086478

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial