Usina Cultural Energisa divulga resultado do edital de ocupação de artes visuais

Publicado em 15 de setembro de 2022

A Usina Cultural Energisa divulgou o resultado dos trabalhos de seleção dos artistas que farão parte da programação de exposições, entre 2023 e 2024, da Galeria de Arte da Usina. As 57 propostas inscritas foram avaliadas por uma comissão formada por artistas plásticos e representantes do Grupo Energisa.
Foram selecionados dez projetos que ocuparão o espaço nos próximos meses, sendo oito para mostras individuais – Flaw Mendes, Serge Huot, Margarete Aurélio, Lucas Alves, Allan Luna, Cris Peres, Thiago Costa e Sérgio Nascimento – e duas para exposição coletiva – Ricardo Peixoto e Carlos Nigro, Marilia Riul e Aurora Caballero.
Além destes, a Comissão de Seleção decidiu pelo convite, considerados Hors-Concours, aos artistas: Sandoval Fagundes, Celene Sitônio, Petrônio Bendito e Unhandeija Lisboa (em memória), para realizar mostras individuais como homenagem e reconhecimento à trajetória artística dos mesmos.
Além dos trabalhos selecionados, a comissão indicou, com base nos critérios definidos no edital de ocupação, os artistas: Luiz Barroso, Pedro Anísio, ARTHUr, Murilo Filho, Trexy, Hermano Cananéa, Karla Noronha e Conceição Myllena, nesta ordem, como suplentes. Segundo o coordenador do Edital, Dyógenes Chaves, “o nível dos trabalhos inscritos foi altíssimo. Os artistas que selecionados para a suplência apresentaram propostas excelentes e estão aptos a exporem seus trabalhos no caso de haver alguma desistência ou imprevisto.”
A avaliação levou em consideração critérios, tais como: conteúdo artístico-cultural, valor estético, discurso, justificativa, objetivos das propostas, além do interesse cultural que a obra desperta, o ineditismo no circuito local e o efeito multiplicador na comunidade.
Foram avaliados também: viabilidade de realização, valorização da diversidade identitária e inclusiva (também propostas que tenham origem em periferias ou localidades do interior do Estado), o conceito e adequação ao contexto contemporâneo (inclusão, acessibilidade, conteúdo do reflexivo e poético, temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade etc.)
Segundo a Comissão técnica do Edital, este ano superou outras edições, principalmente nos números referentes às inscrições: aumentou o número de mulheres inscritas e selecionadas, assim como o número de nascidos no Estado e os residentes em cidades do interior; por faixa etária, a maioria (42) está naqueles que tem entre 20 e 40 anos, o que significa uma edição com mais artistas considerados jovens.

Sobre o Projeto
O Projeto Ocupação Usina de Artes Visuais 2023-2024, aprovado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), conta com o patrocínio da Energisa Paraíba e tem como objetivo selecionar e convidar artistas paraibanos/as (ou radicados/as no Estado da Paraíba) para integrar exposições individuais ou coletivas na galeria de arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.
Este tipo de Projeto de Ocupação tem sido um dos meios de manter uma programação permanente de exposições na galeria de arte da Usina, neste caso, selecionados a partir de Edital, como um estímulo à produção local e objetivando revelar, ao mesmo tempo, reflexões sobre a produção contemporânea, novas diretrizes para políticas públicas na área e apoio aos novos artistas visuais paraibanos.
Portalcorreio

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial