Valberto Lira vai representar PB em comissão do Ministério dos Esportes
Publicado em 11 de dezembro de 2015O procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Valberto Lira, foi convidado para fazer parte da Câmara Temática das Arenas e Estádios de Futebol, da Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos (Consegue), do Ministério Público dos Esportes. O convite foi feito pelo ministro dos esportes, Rogério Hamam, na última segunda-feira.
Agora o procurador vai acumular as funções de representante do Ministério Público no Consegue e também na Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba. Nesta última, Valberto Lira é o presidente e tem trabalhado no sentido de garantir a segurança nas praças esportivas do estado.
As câmaras temáticas têm o objetivo de promover estudos que auxiliem os membros da Consegue na tomada de decisões. A Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança dos Espetáculos Esportivos foi criada pelo presidente Lula (PT) pelo Decreto 4.960, de 19 de janeiro de 2004. Seu nome original é Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança dos Espetáculos Esportivos, mas, após a instalação por Portaria Interministerial em 2005, a Comissão ficou conhecida como Comissão Paz no Esporte.
Para elaborar medidas concretas no combate à violência relacionada ao esporte em geral e ao futebol em particular, a Comissão Paz no Esporte estuda o tema a fundo. Promovendo diversas reuniões plenárias com especialistas de todo o país, além de fazer visitas técnicas a estádios – no Brasil e no exterior. Também realiza ou participa de debates que analisam as leis e de procedimentos de segurança de países como Inglaterra, Espanha, Bélgica, Holanda, Portugal e Alemanha.
Globoesporte-pb