Veneziano no Senado vai transformar Gira Mundo em Projeto para beneficiar mais professores e alunos

Publicado em 11 de setembro de 2018

O candidato a Senador pelo PSB, Veneziano Vital do Rêgo, disse, no guia eleitoral que será será um dos grandes defensores do Programa Gira Mundo – Programa de Intercâmbio Internacional, um exemplo dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na educação e que está beneficiando professores e estudantes da rede pública em todo a Paraíba, notadamente os mais carentes.

O propósito ainda é, no Senado Federal, apresentar Projeto de Lei para garantir o Gira Mundo sendo implementado em todo o País, suprindo uma lacuna deixada após o fim do programa “Ciência Sem Fronteiras” e que frustrou a expectativa de estudantes em todo o país. Depois de 6 anos, o “Ciência Sem Fronteiras” agora só vai atender à pós-graduação.

Essa redução é também fruto da ação nefasta da PEC241, que reduziu gastos e limitou investimentos na educação e também na saúde.

O programa Ciência Sem Fronteiras, criado em 2011 pelo governo federal, concedeu mais de 100 mil bolsas a estudantes brasileiros que queriam ter uma experiência acadêmica no exterior, da graduação ao pós-doutorado.

Ao destacar no guia esse importante programa do Governo Ricardo Coutinho e que será implementado na administração João Azevedo, Veneziano contou com as participações da Professora Ketlen, que viveu essa experiência na Finlândia, bem como dos estudantes: Diego, que foi pra Espanha e Roberta, que vai ao Canadá.

A aluna Erica,participou do guia diretamente da Argentina, através de Teleconferência, onde, igualmente aos demais, elogiou o projeto que tem mudado a cara da educação no Estado da Paraíba.

“Quem diria que um estudante de cidade interiorana de escola pública, estaria fazendo intercâmbio internacional. Iremos lutar por mais recursos, para que o Gira Mundo seja uma constantes em todas as cidades paraibanas”, garantiu Veneziano.

O Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo é um exemplo dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na educação. Ele tem como objetivo não apenas a qualificação de professores e alunos da rede estadual, mas também evoluir o sistema de ensino por meio da aplicação de experiências bem sucedidas em países que se destacam no segmento educacional, a exemplo do Canadá, Finlândia e Israel. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) e a Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O programa Gira Mundo modalidade estudante, visa proporcionar aos alunos matriculados na segunda série do ensino médio, no sentido de oportunizar o desenvolvimento linguístico e a interação com novas culturas e métodos de ensino, que, ao regressarem, tornar-se-ão multiplicadores do Programa Gira Mundo em suas regiões e desenvolver ações voltadas ao aprimoramento da educação no estado da Paraíba. Busca-se com o referido projeto, motivar os alunos e professores da rede pública estadual de educação na busca de melhor formação e desempenho na escola.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial