Veneziano pede ações de combate à Covid-19 com base na ciência e com “critério justo” na distribuição de recursos

Publicado em 2 de maio de 2020

Ao participar de Audiência Pública remota do Senado na tarde e noite desta quarta-feira (29) com o ministro da Saúde, Nelson Teich, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) pediu que o ministro tome decisões para conter o avanço do Covid-19 sempre baseadas na ciência, não na política, e cobrou informações sobre medidas para ajudar os estados que ainda não estão em situação crítica.
Veneziano desejou sucesso ao ministro na sua nova missão e disse que a experiência de Nelson Teich poderá ajudar a conter a pandemia no Brasil. “Quero desejar sucesso nessa empreitada à frente do Ministério, acho que a mais difícil como profissional na área de saúde. Desejo e oro para que vossa excelência e sua equipe se permitam adotar medidas eminentemente baseadas no que a ciência lhes apresentará”, clamou o senador.
Veneziano ressaltou que tem absoluta convicção de que se elementos externos políticos interferirem nas decisões da pasta, será delicado e preocupante para o País, que enfrenta uma pandemia com efeitos devastadores na vida das pessoas e na economia do Brasil.

Fora da Aliança – Veneziano também lamentou as menções desumanas do presidente Bolsonaro, que tratou com desdém o crescimento de óbitos no País por conta da Covid-19. Ele lembrou ao ministro que o Brasil foi excluído da Aliança Global proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão do “comportamento lastimável que o presidente Bolsonaro adotou nos primeiros dias de combate ao novo coronavírus”; e pediu ao ministro para tentar convencer o presidente a voltar a conviver com a OMS.

Parcerias com Universidades – Veneziano também quis saber as medidas que o Ministério da Saúde está adotando para incentivar parcerias com instituições de ensino público, como a Universidade Federal da Paraíba – UFPB, que fabrica respiradores pulmonares a preços módicos e que poderiam ajudar muito a rede hospitalar, citando, também, outras criações e produções da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
Por fim, Veneziano apelou ao ministro para que os critérios de distribuição dos recursos para combate à Covid-19 sejam revistos e lembrou que a Paraíba foi prejudicada, ao receber o menor valor entre os estados do Nordeste. Ele lembrou que a Covid-19 tem avançado no Brasil, sendo que, na Paraíba, os números são preocupantes; e enfatizou que a luta do Senado nesse momento é para aprovar projetos que minimizem os efeitos da pandemia, e nesse sentido, várias proposituras já foram aprovadas.
Em resposta Teich disse que o Ministério da Saúde está monitorando todos os estados do país quanto à evolução da epidemia, tentando antecipar cenários, e que sua pasta está atuando de forma mais intensa nos lugares em situação mais crítica, mas sem esquecer as outras localidades.

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Veneziano Vital do Rêgo – PSB/PB
Líder do Bloco Parlamentar “Senado Independente” (PSB, PDT, REDE, Cidadania)

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial