Vereadora Dona Fátima propõe criação de Aplicativo “Mais Saúde” em Campina Grande

Publicado em 22 de julho de 2021

A vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima) do PODEMOS, protocolou na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), um Projeto de Lei, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar em Campina Grande, o Aplicativo “CG Mais Saúde”, visando o agendamento, confirmação e cancelamento de consultas e exames nas unidades básicas de saúde do município.
Conforme prevê o projeto, pelo aplicativo os usuários cadastrados poderão após protocolo de atendimento junto aos postos de saúde do município, agendar, cancelar consultas, exames, bem como, procedimentos relacionados à saúde do cidadão.
O acesso ao aplicativo deverá ser disponibilizado de forma gratuita, sem ônus aos usuários cadastrados no município, sendo que as despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta de verbas próprias, consignadas no orçamento, suplementadas se necessário.
Na justificativa, Dona Fátima que Comissão de Saúde e Bem Estar Social da Casa, observou que hoje em Campina Grande, existem grandes limitações no tocante a área da saúde, sobretudo, as questões inerentes às marcações de consultas médicas, procedimentos, bem como, das cirurgias eletivas.
Segundo a parlamentar, diversos são os relatos de imensa burocracia para marcação, além de falta de informação nos postos de saúde dos bairros, fazendo com que os nossos munícipes enfrentam uma verdadeira “peregrinação” em busca de tratamento.
“É grande o número de pacientes que sofrem com a falta de informação, aguardando muitas vezes um telefonema ou informação buscada pessoalmente na secretaria de saúde do município para acompanhar os pedidos realizados junto aos postos de saúde”, enfatizou a vereadora.
Dona Fátima explicou ainda que com esta preocupação, o projeto de lei busca sanar tal condição, prevenindo até mesmo as grandes aglomerações junto aos órgãos municipais, que devem ser evitados em razão da pandemia do covid-19 que assola todo o mundo.
A criação do aplicativo “CG MAIS SAÚDE” que busca acompanhar os processos abertos pelo cidadão em postos de saúde dos bairros, chegaria para trazer melhoria na condição das informações, bem como, trazer ao povo, data, hora e dia de sua consulta ou mesmo procedimento marcado.
O aplicativo poderá conter outras funções como alertas de agendamento, orientações para preparo antes da realização de exames e cartão Sistema Único de Saúde (SUS) virtual.
“A implantação do aplicativo visa facilitar o acesso às consultas, garantir maior agilidade, absenteísmo e a equidade entre os usuários, com ele será possível agendar, confirmar e cancelar consultas e exames pelo telefone celular, podendo ser realizado diretamente pelo paciente”, argumentou a vereadora.
Dona Fátima lembrou que Campina Grande é uma referência na área da tecnológica, podendo utilizar-se desta condição para criação do aplicativo, que cruzaria os bancos de dados dos postos de saúde dos bairros e os da secretaria de saúde, para que o cidadão possa através de seu protocolo de primeiro atendimento acompanhar desde a marcação, agendamento e por fim a realização do mesmo.

Assessoria
Vereadora Dona Fátima (PODEMOS)

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial