Vereadora Jô Oliveira observa alinhamento de planetas em parceria com Projeto Esperança no Espaço e Pró Reitoria de Cultura da UEPB

Publicado em 28 de janeiro de 2025

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB), em parceria com o Projeto Esperança no Espaço, realizou na noite do sábado (25) uma atividade especial de observação do alinhamento dos planetas, com a participação de crianças, jovens e a comunidade de Campina Grande. A ação contou com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, que reforçou seu compromisso em fomentar a educação e a ciência no município.A atividade aconteceu no Museu de Arte Popular ( Museu dos Três Pandeiros), que esse ano completa 10 anos de existência.
O evento foi um sucesso e proporcionou uma oportunidade única para os participantes. Como destaca de forma emocionada Luciene Oliveira: “ Gente eu estou muito emocionada, não sei nem como expressar. Eu estou com 60 anos e sempre tive o sonho de poder observar os planetas por um telescópio. Foi a realização de um sonho, essas lágrimas são de alegria”, disse dona Luciene.

 
A vereadora Jô Oliveira ressaltou a importância de iniciativas como essa para a formação crítica dos cidadãos: “O que estamos acompanhando hoje é fruto da soma do trabalho e do incentivo dos parceiros. É para isso que trabalhamos, para proporcionar momentos como este, que salvam vidas e despertam a consciência crítica da nossa juventude”.
O evento contou também com a presença do cientista Amílcar Rabelo, um dos coordenadores do Bingo, o maior radiotelescópio da América Latina. O professor Amílcar destacou a importância de momentos como esse para a popularização da ciência. “Momentos como estes são fundamentais para a sociedade porque promovem o desenvolvimento e a divulgação da ciência, que faz com que a civilização avance, salva vidas e desperta a consciência crítica dos cidadãos. O que estamos acompanhando hoje é fruto da soma do trabalho e do incentivo dos parceiros, e é para isto que trabalhamos”, afirmou.
O Projeto Esperança no Espaço, idealizado pelo policial penal Lindemberg Gonçalves Lima, destaca-se pela fabricação de telescópios a partir de materiais de baixo custo, produzidos por apenados. O projeto, além de promover conhecimento, contribui para a remição de penas e a capacitação dos envolvidos, ampliando suas possibilidades de reinserção no mercado de trabalho.
A parceria entre Jô Oliveira, o Projeto Esperança no Espaço e a UEPB reforça o compromisso com a educação, a cultura e a ciência, tornando a astronomia acessível a todos e despertando novas possibilidades para o futuro.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial