Vereadora Jô Oliveira se reúne com secretário de educação do município e pauta demandas das trabalhadoras domésticas

Publicado em 27 de novembro de 2021

Na última quinta-feira (25), a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) esteve em reunião com o secretário de educação do município de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto. A conversa contou com a presença de representações da Associação das Trabalhadoras Domésticas do Município e do Sindicato Estadual da categoria, e pautou algumas demandas desse público, como a ampliação do número de vagas em creches e escolas municipais.
Na ocasião, a categoria de trabalhadoras domésticas destacou a necessidade de acesso a creches e escolas integrais para os seus filhos, uma vez que em algumas regiões onde residem não há esses equipamentos, fazendo com que tenham que se deslocar para bairros vizinhos para terem acesso a eles, demandando maior tempo de deslocamento e custo de transporte. Em outras situações, o número de vagas oferecidas não atende a demanda da população, e muitas não conseguem ter acesso a elas, não tendo um local seguro onde deixar os filhos durante sua jornada de trabalho.
Por isso, através do apoio da vereadora Jô Oliveira, a categoria reivindicou, junto a secretaria de educação, a ampliação de vagas nas creches municipais e escolas integrais para crianças e adolescentes sob a guarda das trabalhadoras domésticas. Esta ação se insere nos objetivos da Campanha “Trabalhadoras Domésticas Têm Direitos!” – pela efetivação da Convenção 189, que estabelece os princípios e direitos básicos e exige que os Estados tomem um conjunto de medidas para tornar o trabalho digno uma realidade para as trabalhadoras domésticas.
Para a vereadora Jô Oliveira, a conversa foi uma ação efetiva do seu mandato, que busca trazer pautas da classe trabalhadora, sobretudo das categorias em situação de maior vulnerabilidade, que muitas vezes são negligenciadas pelo poder público.
“Existem categorias que estão, historicamente, em situação de maior vulnerabilidade, a exemplo das trabalhadoras domésticas, que ainda lutam para terem melhores condições de trabalho e terem seus direitos garantidos. Através do nosso mandato temos o compromisso de trazer à tona essas pautas, de provocar o debate nesse sentido, e de cobrar a garantia de direitos para os trabalhadores e trabalhadoras”, destacou.
Outras pautas – Também participaram da reunião, representantes da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania – AJURCC, que buscaram dialogar com o secretário sobre a possibilidade de apoios e parcerias para o desenvolvimento de algumas de suas atividades que beneficiam a população mais carente do distrito de São José da Mata. Além disso, ficou encaminhada uma reunião entre a secretaria de educação e representações da categoria dos professores de espanhol, que reivindicam a garantia da disciplina na grade curricular municipal e a abertura de vagas para esses profissionais via concurso público.
Assessoria

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial