Vereadora Jô Oliveira se reúne com Sintab para tratar de audiência pública que discutirá greve dos servidores da educação

Publicado em 24 de fevereiro de 2021

Na manhã desta terça-feira (23), a vereadora Jô Oliveira se reuniu com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), para discutir os detalhes da audiência pública proposta pela parlamentar, que pretende discutir a greve dos servidores da educação. Também participaram da reunião os parlamentares e membros da oposição, Olímpio Oliveira e Valéria Aragão, além do líder da bancada, o vereador Anderson Pila.
A audiência ficou marcada para o dia 02 de março, com a presença de professores, entidades representativas da classe e representantes do poder público municipal. Além da audiência pública, o presidente do Sintab, Giovanni Freire, deve participar da Tribuna Livre da Casa, para apresentar algumas das pautas referentes à greve da categoria.
Diante do atual cenário, com a decisão da prefeitura em retomar às aulas de forma híbrida, e com a deflagração de greve por parte dos profissionais da educação, a audiência pública será um instrumento de diálogo. Na oportunidade, os servidores poderão apresentar suas demandas e reivindicações, para que os parlamentares da Câmara possam conhecer melhor a realidade desses profissionais, e para que se possa debater com o poder público, em busca de soluções possíveis para a questão.
Os servidores municipais da educação deflagraram greve no dia 01 de fevereiro, após decisão unânime tomada em assembleia virtual, e a vereadora Jô Oliveira compreende como legítimo e constitucional o direito à greve por parte desses servidores, bem como a reivindicação desses profissionais de apenas retornarem às suas atividades presenciais, após serem incluídos na 1ª fase do plano municipal de imunização. Além disso, a parlamentar também compreende a reivindicação da categoria, de que a gestão precisa garantir, aos profissionais e alunos, condições concretas para a realização eficaz das aulas remotas.
Segundo o presidente do Sintab, Giovanni Freire, esse será um momento importante para os trabalhadores da educação, que carecem de diálogo com o executivo.
“Procuramos o poder legislativo para que ele possa intermediar esse conflito. Já que o Sintab procurou o executivo, o prefeito, mas ainda não houve a disponibilidade de dialogar com a categoria. Então, a nossa expectativa é de que os vereadores conheçam e entendam as nossas pautas, e de que possam inclusive intermediar esse diálogo com o executivo, para que não haja conflito entre as partes”, destacou.
A vereadora Jô Oliveira, que fez a propositura para realização da audiência pública, destacou que o momento será muito produtivo para discutir a realidade da educação, sobretudo nesse contexto de volta às aulas e greve dos servidores da categoria.
“Esse dia será importante para podermos trazer à Casa de Félix Araújo o debate sobre a educação municipal, e principalmente nesse contexto, em que o Sindicato tem colocado às suas reivindicações, e também onde se discute o retorno às aulas de forma híbrida ou presencial, por isso queremos garantir esse debate na Câmara de Vereadores e Vereadoras, compreendendo esse lugar como o espaço de diálogo entre as partes envolvidas”, enfatizou.
A audiência pública acontece no dia 02 de março, e deverá ser transmitida pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Campina Grande, acontecendo no modelo híbrido, onde apenas as autoridades envolvidas, e que participarão do debate, devem estar de forma presencial na Casa de Félix Araújo, evitando grandes aglomerações, como medida de prevenção e combate à pandemia.

Assessoria

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial