Vereadora Jô Oliveira solicita reabertura das cozinhas comunitárias e restaurantes populares em Campina

Publicado em 12 de maio de 2021

Nesse período de pandemia, muitas pessoas tiveram sua renda reduzida ou até mesmo perderam seus empregos. Esse agravamento da crise econômica e do desemprego, também traz o aumento da fome e da insegurança alimentar. Pensando nisso, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) protocolou junto à Câmara Municipal de Campina Grande, requerimentos que pedem a reabertura das cozinhas comunitárias e restaurantes populares do município.
Campina Grande possuía nove cozinhas comunitárias, localizadas nos bairros: José Pinheiro, Pedregal, Malvinas, Liberdade, Catingueira, Jeremias e Bodocongó, além dos distritos de São José da Mata e Galante. Dois restaurantes populares, um localizado no centro da cidade e outro no Distrito dos Mecânicos, também ofereciam refeições à população ao preço de R$ 1,00, beneficiando sobretudo as pessoas mais carentes do município. Porém, há cerca de nove anos todos esses equipamentos foram fechados.
Sobretudo nesse momento, com o agravamento da fome, a reabertura das cozinhas comunitárias e restaurantes populares é incontestável, como afirma a vereadora Jô Oliveira.
“Esses equipamentos ofereciam refeições de qualidade a preços populares, garantindo acesso à alimentação a pessoas em situação de rua, estudantes que vinham de outras cidades, pessoas aposentadas, funcionários e funcionárias do comércio que trabalham no entorno desses equipamentos, entre outros públicos. E, sobretudo, no momento atual, onde o preço da cesta básica e o custo de vida como um todo aumentaram bastante, e em contrapartida a renda de muitas famílias diminuiu, as cozinhas comunitárias e restaurantes populares podem ser um instrumento para melhorar a segurança alimentar das pessoas mais carentes”, destacou.
A vereadora também destaca que a alimentação é um direito social previsto no artigo 6º da Constituição Federal, e esses equipamentos são uma ferramenta importante na garantia desse direito. Além disso, a reabertura das cozinhas e restaurantes também pode ser uma forma de gerar renda aos agricultores familiares da região que, através de parcerias, podem escoar suas produções por meio do abastecimento desses equipamentos.
Os requerimentos apresentados pela vereadora aguardam votação na Casa de Félix Araújo, para que possam ser encaminhados ao poder executivo.

OCUPAÇÃO – Dentro das reivindicações da população pela reabertura das cozinhas comunitárias e restaurantes populares, no dia 19 de abril, uma dessas cozinhas comunitárias, localizada no bairro do Jeremias, foi ocupada através de uma articulação de vários movimentos sociais e sindicatos que formaram o Comitê Sindical e Popular Contra a Fome. Desde então, por uma iniciativa da população e como forma de pressionar o poder público para que haja a reabertura desses equipamentos, estão sendo preparadas e distribuídas refeições aos moradores do bairro. As pessoas que compõem a ocupação também realizaram ato em frente ao gabinete do prefeito Bruno Cunha Lima, cobrando a reabertura desses equipamentos.

Assessoria

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial