4 dicas para renegociar o empréstimo consignado. Falta de planejamento financeiro pode complicar pagamento

Publicado em 25 de fevereiro de 2021

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais famosas do Brasil. Dedicada exclusivamente ao público aposentado, pensionista do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e trabalhadores assalariados de empresas privadas, o grande diferencial desta solução são as taxas de juros mais atrativas.

Como as parcelas do consignado são descontadas diretamente do salário ou benefício, há menor risco de inadimplência pelo não pagamento. Dessa forma, a taxa de juros é reduzida em comparação com outras modalidades de crédito, sendo uma importante medida para quitar dívidas mais caras, por exemplo.

Contudo, apesar da simplicidade da operação, a falta de planejamento financeiro pode levar algumas pessoas a ter complicações no momento de pagar o contrato. Assim, se solicitou o consignado, mas não conseguiu pagar as parcelas em dia, existem formas de renegociar o empréstimo consignado, veja:

1. Identifique o valor total da sua dívida

Antes mesmo de optar pela renegociação, é necessário saber o total da pendência. Dessa forma, você terá controle quanto ao saldo devedor e terá uma visão mais clara quanto à proposta para quitação do acordo. Assim, entre em contato com a instituição financeira e solicite o valor atualizado da dívida, incluindo a taxa de juros e encargos.

2. Analise as condições da renegociação

Sabendo o valor total, a dica é analisar e questionar se há algum desconto sobre a dívida. Ao optar por parcelar novamente o acordo, analise a taxa de juros e tenha em mente que, mesmo que o valor da parcela seja menor, o contrato de empréstimo pode ficar mais caro devido ao prazo. Se tiver como quitar a negociação à vista, peça desconto. Além disso, questione se receberá uma carta de quitação após o pagamento e verifique o tempo para que sua situação seja regularizada junto ao Serasa, caso seu CPF esteja negativado.

3. Evite contrair novas dívidas

Após renegociar ou quitar a dívida do seu empréstimo consignado, evite contrair novas dívidas. Mantenha sempre um planejamento financeiro atualizado e procure evitar compras por impulso ou solicitar contratos de empréstimo que não sejam realmente necessários. Uma dica importante é considerar reservar e poupar uma quantia todo mês destinada exclusivamente para casos emergenciais.

4. Solicite a portabilidade do empréstimo

Se, por acaso, a renegociação da dívida não evoluir, é possível solicitar a portabilidade de crédito. Esse recurso foi criado pelo Banco Central (BC) em 2013, e tem o objetivo de gerar competitividade entre as instituições financeiras, de forma a melhorar as propostas para os consumidores. Dessa forma, o consumidor tem o direito de encontrar em outro banco uma oferta melhor para negociar seu consignado.

(Foto: divulgação)

 

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial