A importância de se confessar. Para teólogo, a verdadeira confissão significa reconhecer erro e admitir pecado

Publicado em 19 de janeiro de 2022

O que é a confissão se não uma forma de terapia? Claro que existem grandes diferenças entre os dois, mas o ato de se confessar, colocar seus pecados para “fora”, é uma forma de terapia. Confessar é dizer a verdade, relatar algo que foi feito; significa assumir algo, revelar os pecados cometidos e aguardar o perdão.
Mas enquanto a confissão religiosa é um laço social antigo, formado a partir do discurso de um “mestre”, a fala que acontece no confessionário, a interpretação daquilo faz com que o sujeito se responsabilize pelo seu “fantasma”, tentando entender seus pecados é diferente da terapia, onde o analista trabalha questões mais profundos e não tão momentâneas, pesquisa a fundo a história do individuo para curar.
“Além de ser terapêutico, a confissão é também um conselho bíblico, e, portanto, bem anterior ao Freud. O evangelista Tiago no capítulo 5:16 do seu livro diz: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados”. Essa prática de confissão traz transparência relacional, aprendizado mútuo e claro, segundo o evangelista Tiago e a psicanálise freudiana, cura para as mazelas da alma.”, explica o teólogo.
Segundo Rodrigo Moraes, para fazer uma boa confissão é importante fazer uma busca em nossa mente, revendo atitudes, pensamentos, arrepender-se dos pecados cometidos e ter o firme propósito de não os cometer mais (contrição), dizer os pecados ao sacerdote (confissão) e cumprir a penitência (satisfação).
“Primeiramente, você deve rezar, pedindo a Deus a graça de uma sincera contrição; em segundo lugar, faça um bom exame de consciência, procurando lembrar-se como foi sua caminhada dede a última Confissão até o momento presente; depois, busque o sacerdote e confesse. Por fim, após a Confissão, cumpra a penitência. Aquele que se confessa é normalmente alguém que fez o seu exame de consciência e ato de contrição, e espera receber palavras de bondade e perdão do sacerdote que escutará as suas mágoas, diferente de uma terapia convencional.”, explica Rodrigo Moraes.
Oteólogo conclui dizendo que se confessar é mais que apenas pedir desculpas. Há indivíduos que são ótimos em apresentar desculpas. De fato, algumas vezes dizem “sinto muito” sem na verdade admitir qualquer falta. Esses são os “pedidores” de desculpas profissionais. Já a verdadeira confissão significa reconhecer que erramos e admitir o pecado.
“Quando se sentir culpada e precisar confessar um erro, não hesite. Peça também a Deus que lhe mostre qualquer pecado que precise ser confessado. Você ficará surpresa com a rápida resposta do Senhor a essa oração.”, comenta o teólogo calvinista.

Rodrigo Moraes: Teólogo Calvinista, formado em Gestão de Projetos e pós graduado em Teologia e Ministério. Autor de 10 livros, como “Música, arte e adoração”. https://www.rodrigomoraespastor.com.br/

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial