Açude Epitácio Pessoa perde quase o dobro da água que recebe e nível do reservatório está baixando diariamente
Publicado em 20 de setembro de 2021![](https://rededenoticias.com/wp-content/uploads/2021/08/valvulaPB.jpg)
Mesmo com a liberação de um aporte hídrico de 4 mil litros de água por segundo do processo de transposição do Rio São Francisco para o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, para abastecer Campina Grande e outras cidades paraibanas, o reservatório está perdendo volume todos os dias e atualmente registra pouco mais de 36% do seu total de armazenamento.
O fato é que dos 4 mil litros de água por segundo liberados desde a cidade de Monteiro (PB) menos da metade chega ao açude em Boqueirão, conforme informou nesta segunda-feira (20) Evandro Pereira, um dos diretores do DNOCS e que é responsável pela manutenção e acompanhamento diário da situação daquele manancial. “Dos 4 mil litros por segundo que saem de Monteiro só 1.800 metros por segundo chegam em Boqueirão”, disse ele.
Evandro Pereira informa que além da evaporação, que é um processo natural, o ´sumiço´ de parte da água pelo caminho acontece devido aos muitos desvios clandestinos feitos por várias pessoas (que podem ser fazendeiros ou empresários) no espaço entre o município de Monteiro até Boqueirão. Esse roubo de água, segundo Evandro Pereira, deveria ser fiscalizado e combatido pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, “mas nada está sendo feito”. O DNOCS também poderia agir nesse caso, mas com anuência da ANA, o que não acontece.
VOLUME ESTÁ BAIXANDO
Uma válvula dispersora do Açude Epitácio Pessoa foi aberta no final do mês passado para liberar 2 mil litros de água por segundo para atender comunidades ribeirinhas até o distrito de Pedro Velho, em Itatuba. Além disso, o manancial tem uma redução média de 1.300 litros por segundo referente ao abastecimento de Campina Grande e região, e de evaporação.
Os números mostram então que, sem chuvas, o açude está recebendo 1.800 litros de água por segundo, mas está perdendo 2 mil litros por segundo através da válvula dispersora, e mais 1.300 referente ao abastecimento de Campina Grande. Resumindo: a quantidade que entra é de 1.800 litros por segundo, enquanto que o volume de saída é de 3.300 litros por segundo.
Somente para se ter uma ideia da baixa diária do nível de água no Açude Epitácio Pessoa basta citar que no dia 29 de agosto o volume era de 37.84%, e no dia 31 do mesmo mês baixou para 37.67%. No dia 1 de setembro o volume era de 37.51%, enquanto que no último dia 8 foi registrada mais uma redução, ficando em 36.89%. Em 11 de setembro o nível baixou para 36.71%, no último dia 19 caiu para 36.24% e nesta segunda-feira (20) foi reduzido para 36.15%.
Apolinário Pimentel