Artistas na luta pela Cultura: O MinC é nosso!

Publicado em 26 de maio de 2016

Nós, cidadãs e cidadãos, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, da cidade de Campina Grande, irmanados com todos os brasileiros que estão na luta contra os retrocessos golpistas, que se abateram sobre a nossa pátria nos últimos dias. Vamos às ruas, expressar o nosso repudio aos ataques a Constituição Federal e defender um dos maiores patrimônios desse país: a sua Cultura!
A extinção do Ministério da Cultura – MINC – foi um dos maiores ataques realizados por esse governo ilegítimo que aí está, e não foi uma ação isolada, soma-se a extinção de outras pastas fundamentais, ligadas às minorias e direitos sociais: o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, a quem nos solidarizamos e prestamos nosso total apoio.
A desculpa de que a extinção do MINC e dos demais ministérios é uma forma de cortar gastos, não passe de uma mentira. Essa “suposta economia” nas despesas do país poderia vir de outras fontes, e não do retrocesso e da perda de direitos, conquistados a dura pena.
Como bem lembrou os companheiros e companheiras do Estado do Ceará, que nesse momento ocupam o prédio do IPHAN: “A extinção do MinC, no governo Collor, levou a política cultural ao sucateamento de idéias”, foi um golpe, como está sendo agora, uma tentativa de quebrar aquilo que é a base da transformação crítica de um povo, a cultura e arte em todas as suas representações. Por isso, continuaremos sendo uma grande força de resistência a esse “governo”.
Vamos às ruas, munidos de nossa arte para tornar público os atos de extrema gravidade e que põem em risco a existência de um estado democrático de direito. Não reconhecemos governo golpista e não temos nenhuma intenção em dialogar com o mesmo. Convidamos a todos e todas, que acreditam que a cultura, em sua dimensão simbólica e cidadã, como elemento vivo, é fomentadora de nossas identidades e necessária para a formação de um povo realmente livre e consciente de seus diretos. Vamos às ruas conosco! Vamos dizer não a todo e qualquer retrocesso de nossos direitos!
A extinção do MINC, bem como a de outros ministérios, é o reflexo de um governo elitista, anti-democrático e que se coloca determinado a extinguir direitos e conquistas sociais fundamentais para a nossa democracia. O MINC é nosso como também as lutas LGBT, dos estudantes, negros, mulheres, indígenas, periferias, pequenos produtores rurais e de tod@s que se colocam claramente contra os ataques a Democracia.
Vamos defender a nossa cultura!

Artistas na Luta – CG
Campina Grande, 23 de maio de 2015

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial