Avião da EgyptAir desaparece entre a França e o Egito

Publicado em 19 de maio de 2016

Um avião da EgyptAir que seguia de Paris ao Cairo, com 66 pessoas a bordo, caiu nesta quinta-feira no Mediterrâneo, após ter desaparecido dos radares por motivos desconhecidos.
Destroços que poderiam ser da aeronave foram encontrados ao largo da ilha grega de Creta por um avião egípcio, anunciou à AFP o porta-voz do exército grego, Vassilis Beletsiotis.
“Os objetos foram localizados no sudeste de Creta por um C-130 egípcio, em uma zona que do ponto de vista aéreo é de responsabilidade do Egito. Barcos serão enviados para lá” para verificar do que se trata, indicou Beletsiotis.
A televisão estatal grega ERT1 indicou por sua vez que “os destroços foram encontrados 230 milhas náuticas de Creta.”
Apesar de manter prudência, o ministro egípcio da Aviação Civil considerou que as circunstâncias do incidente “poderiam supor que a probabilidade (…) de um ataque terrorista é mais elevada do que a de uma falha técnica” para explicar seu desaparecimento. “Mas não quero tirar conclusões precipitadas”, acrescentou Chérif Fathy à AFP.
Pouco antes, o presidente francês, François Hollande, disse que “nenhuma hipótese foi descartada, nenhuma é privilegiada”, evocando um “acidente” ou possível “ato terrorista”. A procuradoria de Paris abriu uma investigação, uma vez que o avião decolou de Paris.
Acidente ou atentado? Nenhuma informação estava disponível para explicar o desaparecimento repentino do Airbus A320, mas nenhuma mensagem de alerta foi emitida pela tripulação, segundo o Exército egípcio e a aviação civil grega, o que faz supor que um incidente brutal e repentino provocou sua queda.
Segundo o ministro grego da Defesa, Panos Kammenos, “a 00h37 GMT, a aeronave, que estava a cerca de 10-15 milhas no espaço aéreo egípcio, fez uma curva de 90 graus à esquerda e outra de 360 graus para a direita, caindo de 37.000 a 15.000 pés onde sua imagem foi perdida, cerca de 10.000 pés acima do nível do mar”.
“Até o momento, não temos resultados claros das operações de busca” realizadas na área onde o avião supostamente caiu, 130 milhas ao sul da ilha grega de Karpathos, no sul do Mar Egeu, acrescentou o ministro.
Ele indicou que um Falcon 50 francês participaria das buscas ao lado de um avião americano “de cooperação marítima”, para reforçar as aeronaves egípcias, dois F16, e gregas C-130.
As autoridades gregas, que também enviaram a fragata Nikiphoros Fokas, pediram à França e aos “países amigos e aliados” imagens de satélite para ajudar nas operações.
O voo MS804 estava a uma altura de 37.000 pés (11.000 metros) e havia entrado no espaço aéreo egípcio quando desapareceu das telas dos radares, às 2h45 do Cairo (21H45 de Brasília, quarta-feira), segundo a Egyptair.
MSN

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial