Avião militar da Rússia pousa na Venezuela, segundo agência

Publicado em 24 de junho de 2019

Um avião da Força Aérea da Rússia pousou nesta segunda-feira (24) no aeroporto de Maiquetía, o maior da Venezuela. A informação é da agência Reuters e do site Flightradar24.
A Rússia reconhece Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. Até o momento, porém, não há detalhes sobre os motivos do envio da aeronave militar.
De acordo com uma testemunha, o avião tinha modelo Ilyushin 62 e registrado RA-86496. Segundo o site Flightradar24, a numeração indica que se trata da mesma aeronave que pousou na Venezuela em março, o que deu início a troca de acusações entre Rússia e Estados Unidos.
Naquela ocasião, inclusive, o presidente norte-americano, Donald Trump, ordenou a retirada de todos os militares russos na Venezuela. O governo de Vladimir Putin, porém, disse que os aviões levavam apenas especialistas em contratos de armamentos.

Putin: ‘Quem apoia Guaidó é louco’
No início do mês, Vladimir Putin chamou de “louco” quem apoia Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela e disse que uma possível intervenção militar dos EUA no país seria desastrosa. O presidente russo também negou que esteja construindo bases em território venezuelano.
A aproximação entre o regime de Nicolás Maduro com a Rússia se reforçou no ano passado, quando o chavista visitou Putin em Moscou. Lá, os dois lados acertaram investimentos de US$ 6 bilhões para a Venezuela.
Em janeiro, após a posse do chavista contestada pela oposição, Putin telefonou para Maduro para demonstrar apoio. Dias antes, Guaidó havia prestado juramento como presidente interino, e foi logo reconhecido pelos EUA e por países da América do Sul como Brasil e Colômbia.
Foto: Manaure Quintero/Reuters
G1

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial