Balança Comercial da Paraíba pode ter déficit abrandado em 2016

Publicado em 21 de março de 2016

Centro Internacional de Negócios da Paraíba, braço da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP voltado ao segmento de importação/exportação divulgou nesta sexta-feira (26/02), a análise da Balança Comercial da Paraíba, referente ao mês de Janeiro 2016. De acordo com o CIN-PB, se for mantida a tendência atual para todo o ano, é possível que seja minimizado o déficit da Balança Comercial da Paraíba.

De acordo com as informações do Gerente Centro Internacional de Negócios da Paraíba, Onildo Veloso Netto, no primeiro mês de 2016, as exportações paraibanas experimentaram um acréscimo de 31,71% em comparação com os resultados de janeiro de 2015. “Os números são bastante positivos, sobretudo, se considerarmos que a totalidade dos valores exportados nacionalmente contraiu-se em 17,94% no início deste ano”, disse.

Para o gerente, o bom desempenho das exportações paraibanas refletiu um acréscimo significativo nas remessas de bens intermediários (insumos e alimentos destinados às indústrias) que cresceram 647,31% em comparação com janeiro do ano passado. “Os valores importados pela Paraíba, por outro lado, contraíram-se em 42,51%, ultrapassando o nível de retração das importações nacionais que, no primeiro mês deste ano, observaram uma redução na casa dos 16,02%. As importações de bens de capital para o estado retrocederam 64,50% e acumularam o maior decréscimo na comparação com o mesmo mês do ano anterior”, reafirma.

As informações do CIN/PB apontam que, para 2016, a Balança Comercial da Paraíba pode ter abrandamento em déficit este ano. “Ainda que seja muito cedo para ensaiar qualquer prognóstico, é possível conjecturar que, mantida a tendência de janeiro nos próximos meses do ano, poderemos observar o abrandamento das pressões deficitárias que afligem a balança comercial paraibana há quase uma década”, conclui Onildo.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial