Câmara aprova requerimentos da vereadora Jô Oliveira que pedem reabertura das cozinhas comunitárias e restaurantes populares em CG

Publicado em 29 de maio de 2021

Na sessão da última quinta-feira (27), foram aprovados na Câmara Municipal de Campina Grande 11 requerimentos da vereadora Jô Oliveira (PCdoB), que pedem urgência na reabertura das cozinhas comunitárias e restaurantes populares do município.
Nesse período de pandemia, muitas pessoas tiveram sua renda reduzida ou até mesmo perderam seus empregos. Esse agravamento da crise econômica e do desemprego, também traz o aumento da fome e da insegurança alimentar. Sensível a essa problemática a vereadora havia apresentado uma série de requerimentos na CMCG pedindo a reabertura desses espaços que podem oferecer refeições a preços populares.
Campina Grande possuía nove cozinhas comunitárias, localizadas nos bairros: José Pinheiro, Pedregal, Malvinas, Liberdade, Catingueira, Jeremias e Bodocongó, além dos distritos de São José da Mata e Galante; e dois restaurantes populares, um localizado no centro da cidade e outro no Distrito dos Mecânicos, que também ofereciam refeições à população, na época ao preço de R$ 1,00, beneficiando sobretudo as pessoas mais carentes do município. Porém, há cerca de nove anos todos esses equipamentos foram fechados.
A vereadora Jô Oliveira reconhece a importância da reabertura desses espaços e espera que agora, após os requerimentos terem sido aprovados na Câmara, o poder executivo possa atender a essas solicitações.
“Ficamos muito felizes com a aprovação desses requerimentos aqui na Casa, e esperamos que o poder executivo possa atender esses pedidos. Claro, são 11 equipamentos e sabemos bem que reabrir todos eles demanda algum tempo e também investimento, mas que seja feito um plano de reabertura, mesmo que de forma gradual, e que isso possa ser pensado e iniciado o mais rápido possível. Sobretudo no momento atual, onde o preço da cesta básica e o custo de vida como um todo aumentaram bastante, e em contrapartida a renda de muitas famílias diminuiu, as cozinhas comunitárias e restaurantes populares podem ser um instrumento para melhorar a segurança alimentar das pessoas mais carentes”, destacou a vereadora.
A vereadora também destaca que a alimentação é um direito social previsto no artigo 6º da Constituição Federal, e esses equipamentos são uma ferramenta importante na garantia desse direito. Além disso, a reabertura das cozinhas e restaurantes também pode ser uma forma de gerar renda aos agricultores familiares da região que, através de parcerias, podem escoar suas produções por meio do abastecimento desses equipamentos.

Banner Add

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial